Topo

Caetano Veloso faz 75 anos! Aqui, 15 músicas do baiano que entraram para a história

natantunes

07/08/2017 15h51

Caetano Veloso completa 75 anos nesta segunda-feira (Foto: Reprodução/Instagram)

 

No aniversário de 75 anos do leonino de Santo Amaro da Purificação, relembre 15 sucessos de Caetano que entraram para a história da música e até da política brasileira:

1. SOY LOCO POR TI AMÉRICA (1968)

Composta por Gilberto Gil e José Carlos Capinan, a música também faz parte do disco "Caetano Veloso", e  é uma das mais representativas do movimento tropicalista.

2. ALEGRIA, ALEGRIA (1967)

Apresentada pela primeira vez no Festival da Record de 1967, a música que ficou em quarto lugar na premiação é considerada umas das 10 mais influentes do país pela revista "Rolling Stone".

3. TROPICÁLIA ( 1967)

Faixa de abertura do disco homônimo e tropicalista de Caetano Veloso, a música é um dos hinos do movimento que mudou a cultura brasileira e que também integra nomes como Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão e Tom Zé.

4. YOU DON'T KNOW ME (1972)

Faixa do álbum "Transa", a música foi escrita durante o período em que o cantor viveu exilado em Londres devido à ditadura militar. Lançado por aqui em 1972, o LP foi produzido Ralph Mace, o mesmo de David Bowie.

5. ODARA (1977)

Música de abertura do nono CD de Caetano, "Bicho", a faixa te deixa dançando no clima da Bahia na década de 70.

6. O LEÃOZINHO (1977)

Faixa do álbum "Bicho", a composição de Caê foi inspirada no músico Dadi Carvalho, ex-baixista do grupo "Novos Baianos".

7. SAMPA (1978)

Composta por Caetano, a faixa do álbum "Muito – Dentro da Estrela Azulada" transformou o cruzamento da Avenida Ipiranga com a Avenida São João em um dos principais pontos turísticos da capital.

8. BELEZA PURA (1979)

A música de "Cinema Transcedental", composta pelo próprio, é, segundo ele, "uma saudação ao início da 'tomada' da cidade de Salvador pelos pretos" a partir da década de 70.

9. LUA DE SÃO JORGE (1979)

Também de "Cinema Transcedental", a música abre o álbum que contém grandes sucessos do cantor, como "Oração ao Tempo" e "Menino do Rio".

10. VOCÊ É LINDA (1983)

Música de abertura da novela "Belíssima", a  faixa que integra o disco "Uns" foi composta por ele em homenagem a uma menina chamada Cristina, de quem Caetano gostou muito intensamente na Bahia, nos anos 80, e que morava defronte à sua casa, em Ondina.

11. PODRES PODERES (1984) 

A música do disco "Velô" reflete o processo de redemocratização que o Brasil viveu após a ditadura e é, até hoje, uma de suas músicas mais politizadas.

12. A LUZ DE TIETA (1996)

Criada pelo baiano em 1996, a faixa cantada originalmente ao lado de Gal Costa faz parte da trilha sonora do longa "Tieta do Agreste", estrelado por Sônia Braga.

13. SOZINHO (1997)

Ouvida pela primeira vez na voz de Sandra de Sá, Caetano regravou a composição de Peninha para o álbum "Prenda Minha". A música segue sendo uma das mais conhecidas da MPB .

14. NÃO ENCHE (1997)

Dizem as más línguas que a dançante música do álbum "Livro" é uma indireta para sua mulher e empresária Paula Lavigne.

15. VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER (2003)

Canção de Fernando Mendes e José Wilson, foi regravada por Caetano Veloso em 2003 para a trilha sonora do filme brasileiro "Lisbela e o Prisioneiro". Um dos grandes sucessos de sua carreira, a faixa foi indicada para o Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira.

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.