Topo

Ibama multa Henri Castelli por pesca de espécie ameaçada de extinção. O valor?

michellekaloussieh

15/08/2017 12h18

Henri Castelli se gabando de ter pescado espécie em extinção (Foto: Reprodução Twitter)

 

O ator Henri Castelli postou em sua conta no Instagram, na última sexta feira, 11, uma foto com um peixe pescado por ele com a legenda: "Pra depois ninguém falar que é papo fiado. Taí a prova do dia!!". Já apagada, a publicação era encerrada com a hashtag #vidadepescadornãoéfácil.

Como era de se esperar, Henri foi amplamente criticado por seus seguidores: "Matou um animal em extinção! Parabéns!", comentou ironicamente um internauta. Outro foi ainda mais duro: "E aí? Agora vai matar uma onça? Ou quem sabe um elefante."

Na imagem, que foi recuperada por defensores dos direitos animais por meio de um print, ele aparece em uma moto com um peixe na garupa, posteriormente identificado como sendo da espécie mero.

A pesca do mero está proibida pelo Ibama desde 2002, por ser uma espécie de reprodução lenta. Por ser dócil e de fácil captura, pescadores costumam usá-lo como 'troféu'. O Instituto estipulou uma multa de R$ 5 mil como punição para o ator, apoiada no parágrafo 4º do artigo 29, que condena a pesca ou caça de animais considerados em extinção.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.