Topo

Especialistas respondem: é possível emagrecer comendo só macarrão?

Da Redação

16/09/2017 10h00

Foto: Reprodução

 

Sabemos que as dietas da moda vão e voltam com o passar do tempo. O macarrão foi considerado um dos maiores vilões de quem está em regime. Até agora. Há quem diga que é possível emagrecer apenas comendo o carboidrato.

Na Itália, tempos atrás, já houve até campanhas publicitárias para convencer os clientes de que o prato nacional tem a virtude mágica de não engordar se for comido sozinha. Durante muitos anos se disse que a cantora de operas Maria Callas, que na juventude pesava quase 100 quilos, recuperou a configuração corporal para sempre com uma dieta drástica de espaguete – mas era tudo um golpe publicitário.

A crença de que a massa não engorda se for comida sozinha se generalizou na Itália e ganha novos contornos nos dias de hoje. Sofia Loren contou a Amaury Jr., em entrevista no ano passado, que já adotou a dieta várias vezes.

Segundo o endocrinologista Mauricio Hirata, é sim possível emagrecer só comendo macarrão, mas é um risco pela falta de nutrientes. Sua recomendação é que seja feita com supervisão médica.

O nutrólogo Lenilson Moreira Filho (CRM 46591) concorda com Mauricio, e complementa: "A questão é: por quanto tempo a pessoa pretende comer só macarrão? A vida inteira? Não, né… Se for uma ou duas semanas, tudo bem. Não vai trazer prejuízo a ninguém. Isso desde que esteja sendo acompanhada por algum médico ou nutricionista. Mas vai emagrecer e depois engordar de novo".

Lenilson também ressalta que o macarrão deve ser integral, por ter mais nutrientes e fibras. "O macarrão de farinha branca é caloria vazia e tem alto índice glicêmico. Países como Itália, Japão e China têm a menor incidência de obesidade, e comem muito macarrão. Vale lembrar que o que emagrece mesmo é a mudança de hábitos como um todo", finaliza.

 

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.