Topo

Advogado de defesa de Joesley Batista rebate entrevista de Rodrigo Janot

danae

21/09/2017 10h10

O empresário Joesley Batista (Foto: Divulgação)

 

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, ou Kakay – que interrompeu sua viagem de comemoração de 60 anos em Portugal para sustentar o pedido de liberdade de Joesley e Wesley Batista nesta quinta-feira, em sessão do Superior Tribunal de Justiça – rebateu a entrevista de Rodrigo Janot ao "Correio Brasiliense", em que afirma, entre outras coisas, que "o sujeito [Joesley] não pulou o lado, continuou ao lado da bandidagem".

Janot, que encerrou seu mandato à frente da Procuradoria Geral da República nesta segunda-feira, declarou também que os irmãos Batista esconderam fatos, e completou: "Quando a gente faz um acordo desse, é de natureza penal, a gente está negociando com bandido, bandi-dê-ó-dó. O cara, porque é colaborador da Justiça, não deixa de ser bandido. (…) O colaborador tem que vir de coração aberto, tem que vir para o lado do Estado. Tem que falar tudo."

Para Kakay, a entrevista está "claramente fora do tom adequado a alguém que ocupou cargo tão importante", e que "Janot ataca violentamente a pessoa de Joesley Batista de maneira desleal e desproporcional, mais uma vez".

Sua preocupação é a desmoralização da colaboração premiada e a criação de instabilidade para todos aqueles que foram delatores. Diz também que a atuação do magistrado "demonstra e reforça a forma melancólica com que o ex-PGR despede-se do cargo máximo do Ministério Público, ressaltando detalhes internos, expondo de forma estranha e bastante ruim para a sociedade brasileira como o Ministério Público está claramente dividido".

Por fim, Kakay ressalta a dificuldade de lidar com esse grau de animosidade. "Esperamos que o Ministério Público Federal honre a sua tradição, honre seus compromissos, em nome da segurança jurídica e da perpetuação do estado democrático de direito".

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.