Topo

As 5 vitaminas mais importantes para o nosso corpo, segundo o médico John Lewis

michellekaloussieh

26/10/2017 13h17

Médico americano John Lewis e Amaury Jr. (foto: arquivo blog)

 

O Programa Amaury Jr. entrevistou o médico americano John Lewis, especializado em medicina esportiva, de nutrição e suplementos e professor na Universidade Miller, em Miami. Ele destacou as 5 vitaminas que não podem faltar para uma vida saudável, e que dificilmente são ingeridos em número suficiente apenas com a alimentação. São elas:

1. Vitamina D: é provavelmente a vitamina mais barata que iremos conseguir, afinal, ela pode ser obtida por meio do sol. Mas, segundo o Dr. Lewis, como todos estão tão preocupados com o risco de câncer de pele, acabam esquecendo os benefícios que o sol traz ao corpo humano. Para quem não se expõe ao sol com frequência, ele indica a suplementação.

2. Omega 3: essencial para a prevenção de diversas doenças, o omega 3 estimula o cérebro e ajuda na circulação do sangue. É capaz até de reverter um quadro de depressão. No momento em que os estímulos cerebrais entram no eixo certo, há disposição física para colocar as coisas em prática.

3. B12: a deficiência da vitamina B12 pode causar tontura, cansaço, falta de sono e perda de memória. É uma das vitaminas mais difíceis de se conseguir naturalmente. Só se acha em alimentos de origem animal – principalmente nas vísceras, mas também no peixe, carne e queijo. No caso de vegetarianos e vegans, é recomendado que haja suplementação da vitamina,  já que legumes, frutas, gorduras vegetais e cereais não contêm B12.

4. Magnésio: quase não se dá a importância ao magnésio, mas sem ele a absorção do cálcio é dificultada. Portanto, não basta estar com bons níveis de cálcio no organismo. Se os níveis de magnésio estiverem baixos, os riscos de problemas musculares como contraturas, formigamentos, dormência e tremores se elevam.

5. Vitamina C: se você ainda não incluiu uma laranja todos os dias na sua dieta, talvez seja bom suplementar a vitamina C, que é crucial para o desenvolvimento das células do nosso corpo. Com 100 mg diárias, está feita a melhoria no seu sistema imunológico.

***

O médico veio ao Brasil na última semana à convite da Ultrafarma, do empresário Sidney Oliveira, para dar palestras no auditório da sede da Confederação Brasileira de Futebol, que recebeu os principais nomes da medicina esportiva do país para o 3º Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF). O evento é organizado pela CBF com apoio da empresa Sidney Oliveira.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.