publicidade

Blog do Amaury Jr

Temporada de trufas: o melhor restaurante na França e uma caça à iguaria na Itália

Foto: Divulgação

 

Está aberta a temporada de trufas! A melhor época para a provar a iguaria vai até dezembro, nas colinas do Piemonte – onde são encontradas as valiosas trufas brancas, que chegam a valer 6 mil euros – e em algumas regiões da França. De lá, elas são exportadas a peso de outro para o mundo todo.

Aqui, duas dicas preciosas para provar as melhores trufas in loco.

CHEZ BRUNO, França

Ambientes e pratos do restaurante Chez Bruno (Fotos: Divulgação)

 

Esse bistrô familiar é conhecido como o melhor restaurante de trufas da Europa. Fica a apenas 30 minutos de Saint Tropez, e fez sua reputação no boca a boca. Vira e mexe, uma celebridade fica sabendo desse refúgio e aparece por lá. A última foi a atriz Eva Longoria, que voou de helicóptero até o local e fez vários vídeos para suas redes sociais (confira abaixo).

Há mais de 30 anos, o Chez Bruno oferece um menu único – ele já está na terceira geração da família -, o que muda é o tipo de trufa usado. Entre os pratos clássicos, destaque para a batata assada com creme de trufa tuber aestivum e tuber uncinatum ralada. Simples e deliciosa. Ou bochechas de boi assadas em vinho tinto acompanhadas de risoto de trufas.

Nem a sobremesa escapa das trufas. Entre as mais pedidas, a caramel salt – para comer rezando de tão boa. Quem achar que é demais tem opções com frutas cultivadas no próprio restaurante. Para completar, uma adega com vinhos selecionados a dedo pelos donos do local, com opções para todos os bolsos.

E quem quiser ficar por lá para conhecer a região pode se hospedar em um dos 11 quartos, decorados com um bom gosto extremo, em estilo provençal, assim como o restaurante.

Chez Bruno
2350 route des arcs, Le Plan Campagne Mariette,
83510 Lorgues – França

www.restaurantbruno.com

 

CAÇA ÀS TRUFAS, Hotel Principe de Savoia, Milão – Itália

Procurar as trufas mais raras do mundo junto com os caçadores do Piemonte e depois provar os pratos tradicionais da região feitos com a iguaria é uma daquelas experiências para ficar na memória. E é exatamente o que o hotel Principe di Savoia, membro da Dorchester Collection, em Milão, está oferecendo até o final de novembro.

O programa dura três dias, e começa com a caça: duas horas embrenhados pela mata, acompanhando os experientes caçadores e seus cães especialmente treinados. Para chegar lá são apenas 90 minutos de carro saindo do hotel. Em seguida, os hóspedes vão para o centro de Alba, cidade histórica do Piemonte, para um almoço de três pratos em um restaurante típico. Os pratos tradicionais incluem trufas negras e brancas.

Os hóspedes que fecharem o pacote nos fins de semana – até 26 de novembro – também irão visitar o mercado de trufas na Feira Internacional da Trufa Branca de Alba. Os caçadores exibem nas ruas trufas brancas e produtos à base da iguaria, como mel, cremes, manteiga e conservas. É uma chance rara de comprar trufas brancas exclusivas e participar do entretenimento local.

O pacote está disponível por um mínimo de três noites para dois convidados, com diárias a partir de € 585 (cerca de R$ 2.250) por pessoa.

Hotel Príncipe de Savoia
Tel.: +39 02 6230 5555
Reservas: reservations.hps@hotelprincipedisavoia.com

Por Nadia Guimarães