Topo

Ultra Violeta é eleita a cor de 2018 pela Pantone

natantunes

07/12/2017 14h06

Instituto referência pelo seu sistema de cores, a Pantone revelou nesta quinta-feira (07) que 2018 será o ano do Ultra Violeta.

(Foto: Divulgação)

 

"A Cor do Ano da Pantone passou a significar muito mais do que uma tendência derivada do mundo do design, é verdadeiramente um reflexo do que é necessário no nosso mundo hoje", afirmou Leatrice Eiseman, diretora executiva da divisão de consultoria de cores  em um comunicado.

Segundo o instituto, a cor conjura atenção, espiritualidade, criatividade, experimentação e não conformidade.

A cor deve tomar conta do próximo ano (Foto: Divulgação)

 

Seja você fã ou não da tonalidade, será difícil escapar da tendência. Determinada por uma equipe de especialistas, o programa "Color of The Year" – cor do ano, em português – influencia diretamente nas produções de roupas, sapatos e acessórios. Além disso, meses antes do anúncio, a empresa colabora com marcas populares para desencadear uma avalanche de produtos na tonalidade exata.

VIOLETA NÃO É ROXO

Já que teremos que conviver muito com o Ultra Violeta no próximo ano, vale a pena certificar-se de que estamos apontando para a cor certa. Embora pareçam intercambiáveis, o violeta não é roxo.

A diferença entre o violeta e o roxo (Foto: Divulgação)

 

Ambas as cores são criadas combinando vermelho e azul, mas o violeta é mais profundo pelo fato de ter mais tons azuis, e o roxo tem mais vermelho em sua composição.

Considerado uma "cor espectral", o violeta também está entre as sete cores que o olho humano pode perceber no espectro eletromagnético. Roxo, por outro lado, é uma combinação de duas cores espectrais, azul e vermelho.

Leia Mais: Prince ganha tom de roxo exclusivo pela Pantone

Vale destacar que a cor também foi inspirada na tonalidade Love Symbol #2, uma homenagem a Prince e referência ao símbolo que o cantor usava como nome. De acordo com Eiseman, as duas são semelhantes apenas em espírito: "Nossa seleção para a cor de 2018 já havia sido confirmada antes da homenagem, no entanto, Prince e outros ícones musicais como David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons de Ultra Violeta à frente como expressões de individualidade e criatividade".

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.