Topo

Do lixo ao luxo: presépio do Conjunto Nacional é todo feito de material reciclado

danae

18/12/2017 15h15

O presépio do Conjunto Nacional foi feito pelo cenógrafo e artista plástico Silvio Galvão (Foto: Divulgação)

 

Nem só de luxo, sofisticação e produtos refinados são feitos os presépios que enfeitam São Paulo nesta época pré-natal. Quer um exemplo? No prédio do Conjunto Nacional, na capital paulista, a tradicional obra que reproduz o nascimento de Jesus é todinha feita com produtos reciclados – e o resultado é surpreendente.

O cenógrafo e artista plástico Silvio Galvão criou um presépio com figuras realistas feitas com silicone (com cerca de 1 metro de altura) e utilizou 700 frascos de leite fermentado, 500 canetas esferográficas, 200 escovas de dentes, 300 talheres descartáveis, 100 pentes, 70 embalagens de esmalte e 70 embalagens de iogurte, entre outros materiais, para criar a riqueza dos mantos da Sagrada Família e dos Reis Magos. Tudo foi pintado de dourado e o resultado pode ser conferido por quem passa pela galeria do edifício.

Mais: além do presépio, parte da fachada externa do prédio está revestida com dezenas de estrelas fabricadas com 4 mil CDs e iluminadas com LED. Neste caso, o material reciclado foi transformado em arte por dezenas de artesãos atendidos por projetos sociais.

Foram usados 700 frascos de leite fermentado, entre outros materiais (Foto: Divulgação)

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.