Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Ex-mulher de Eike Batista deu origem ao termo 'patricinha'

danae

2005-07-20T17:12:33

05/07/2017 12h33

Patricia Leal, a socialite que deu origem ao termo 'patricinha'; no detalhe, foto de seu casamento com Antenor Mayrink Veiga (Fotos: Divulgação/Reprodução)

 

A moça toda certinha, empertigada, bem vestidinha é uma patricinha. A origem tem a ver com Patricia Leal (ex-Eike Batista), que se casou com Antenor Mayrink Veiga, realizando o sonho da mãe do noivo, Carmen Mayrink Veiga.

A socialite fez o que pode para murchar a paixão de Antenor pela explosiva modelo Monique Evans (que faz aniversário nesta quarta-feira), então rainha da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma escultura em matéria de mulher mais desbocada, informal, por quem ele era vidrado e com quem queria se casar.

Patricia não, era o oposto. Daí nasceu a expressão "patricinha", bem carioca.

Está no livro de Joaquim Ferreira dos Santos, a biografia de Zózimo Barroso do Amaral, "Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança".

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos.

Bruno Meier

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog. E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

Para completar, temos flashbacks da carreira de Amaury Jr, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.