Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Ex-mulher de Eike Batista deu origem ao termo 'patricinha'

danae

05/07/2017 12h33

Patricia Leal, a socialite que deu origem ao termo 'patricinha'; no detalhe, foto de seu casamento com Antenor Mayrink Veiga (Fotos: Divulgação/Reprodução)

 

A moça toda certinha, empertigada, bem vestidinha é uma patricinha. A origem tem a ver com Patricia Leal (ex-Eike Batista), que se casou com Antenor Mayrink Veiga, realizando o sonho da mãe do noivo, Carmen Mayrink Veiga.

A socialite fez o que pode para murchar a paixão de Antenor pela explosiva modelo Monique Evans (que faz aniversário nesta quarta-feira), então rainha da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma escultura em matéria de mulher mais desbocada, informal, por quem ele era vidrado e com quem queria se casar.

Patricia não, era o oposto. Daí nasceu a expressão "patricinha", bem carioca.

Está no livro de Joaquim Ferreira dos Santos, a biografia de Zózimo Barroso do Amaral, "Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança".

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos. Atualmente, está no ar aos sábados, às 23h30, na Band.

Bruno Meier

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog.

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais, contando com a enorme malha de informantes conquistada por Amaury Jr.

Também é um espaço para compartilhar histórias e curiosidades que lhe foram relatadas ao pé do ouvido nas mil e uma noites em que circulou. Para completar, temos flashbacks de sua carreira, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.