Topo

Bizet e Mozart: Theatro Municipal de SP terá mais duas óperas até o final do ano

danae

10/10/2017 16h21

Cenas da ópera "Pescadores de Pérolas" na montagem de 2005 (Fotos: Divulgação)

 

O Theatro Municipal de São Paulo confirmou mais um título de ópera para este ano: "Pescadores de Pérolas", de Bizet, com estreia em 30 de outubro. A produção é uma remontagem de 1995, em homenagem ao artista plástico, figurinista, roteirista, professor e teatrólogo Naum Alves de Sousa, que faleceu no ano passado e assinou a direção cênica desta produção – reapresentada em 2005.

O maestro Jamil Maluf, que regeu a montagem em 2005, assumiu também a direção musical da apresentação, que vai contar com os cantores do Coral Paulistano e a Orquestra Experimental de Repertório. Na direção geral está João Malatian.

No elenco, os cantores da casa: a soprano Camila Titinger fará Leila, o tenor Gustavo Quaresma será Nadir, o barítono David Marcondes dará vida a Zurga e o baixo Matheus França será Nourabad.

A obra se passa no Ceilão da Antiguidade, em uma comunidade de pescadores de pérolas, e conta a a história de dois amigos – Nadir, caçador, e Zurga, chefe da comunidade de pescadores – divididos pelo amor da mesma mulher – Leila. Em sua estreia em Paris, em setembro de 1863, a ópera foi um fiasco de público e de crítica. Bizet, que tinha apenas 24 anos, morreu doze anos depois, e não viveu para constatar o sucesso desta nem de sua ópera mais famosa, "Carmen".

Já a segunda e última ópera do ano não foi divulgada ainda pela comunicação do Theatro, mas uma fonte do blog confirmou a informação publicada pela Folha de S. Paulo: será "A Flauta Mágica", de Mozart, com direção de André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Será esse o começo de uma parceria entre os dois maiores teatros de ópera do país?

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.