publicidade

Blog do Amaury Jr

Memórias com Ruth Escobar, nossa rainha do teatro

A atriz e produtora Ruth Escobar, que morreu no último dia 5, aos 81 anos (Foto: Divulgação)

 

Se a portuguesa Carmen Miranda elevou o nome do Brasil às alturas no campo musical, a igualmente lusitana Ruth Escobar é a nossa rainha do teatro e da resistência. Sua casa, no bairro do Pacaembu, em São Paulo, notabilizou-se por ser palco de encontros artísticos e políticos de grande repercussão – e ela, sempre prestigiando nosso programa.

Foi chez Ruth Escobar que entrevistamos Shirley MacLaine. Recordo que, no momento da gravação, a atriz revelou uma mania: luz baixa e câmera alta. E foi direto ao tripé modificar a luz, dando uma aula ao meu iluminador Nilo. Na mesma ocasião, o ex-ministro José Serra também foi apresentado a Shirley MacLaine – e chegou trêmulo para lhe dizer que era seu fã ardoroso desde os 12 anos. Aí considerou que podia ofendê-la sugerindo que ela fosse velha. Subiu a idade, polidamente. “Shirley, sou seu fã desde os… 16 anos”.

Ainda sob os domínios de Ruth Escobar, estivemos com o então presidente de Portugal, Mario Soares. Perguntando sobre o sentimento do seu povo em relação às nossas piadas, foi categórico: “Fazemos as mesmas brincadeiras com os brasileiros, pois”.

Por Amaury Jr.