Topo

Caravana da saúde atende 3.200 indígenas em aldeia do Mato Grosso do Sul

michellekaloussieh

23/11/2017 17h05

Governador do MS, Reinaldo Azambuja, com parceiros da Universidade Brasil, a Prefeita de Miranda e a Vice-Governadora do MS, Rose Modesto (Foto: Reprodução Universidade Brasil)

 

No último final de semana, o município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, recebeu a primeira caravana da saúde indígena, em uma ação do programa "A Saúde Mais Perto de Você Indígena". A população da região teve acesso a exames, cirurgias e consultas em diversas especialidades, feitas em uma estrutura montada na aldeia Cachoeirinha.

Essa é uma grande parceria entre o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a prefeitura de Miranda, a Universidade Brasil, o Hospital do Câncer e a Funai (Fundação Nacional do Índio), entre outras instituições. O estado tem a segunda maior comunidade indígena do Brasil, e só neste fim de semana, 3.200 pessoas puderam ser atendidas. Os profissionais da saúde que se deslocaram até lá ainda ficam no município por 120 dias antes de seguir viagem com a caravana.

Em seu discurso, o governador reafirmou que as parcerias têm sido importantíssimas para levar serviço de saúde para a população indígena da região: "Dentre as 50 mulheres que fizeram mamografia, 30 nunca tinham feito o exame. E a gente sabe que o diagnóstico precoce aumenta em 100% as chances de cura do câncer".

A ação foi encerrada com a final do campeonato de futebol entre aldeias. O campeão foi o time da aldeia Babaçu, que derrotou por 1 a 0 a equipe da aldeia Argola.

Foto: Reprodução Universidade Brasil

 

Também estiveram presentes na ação a vice-governadora Rose Modesto, os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Nelson Tavares (Saúde) e Athayde Nery (Cultura e Cidadania), a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, e o presidente da Fundação Estadual de Desporto e Lazer (Fundesporte), Marcelo Miranda.

Confira o vídeo:

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.