Topo

Exposição que coloca celebridades com blackface é alvo de críticas de comunidade negra

natantunes

27/11/2017 19h26

Em tempos em que o debate racial se faz mais do que necessário, uma exposição sobre o tema desagradou a comunidade negra. A mostra "Pourquoi pas?" ("Por que não?", em português), de Alexandra Loras, ex-consulesa da França e uma das maiores palestrantes sobre a causa no país, tem gerado reações negativas antes mesmo da sua inauguração.

A mostra escolheu grandes celebridades brancas (Foto: Divulgação)

 

Com abertura prevista para o próximo sábado (02), na Galeria Rabieh, em São Paulo, a exposição apresenta 20 retratos de personalidades brancas, como Xuxa, Donald Trump e o prefeito João Dória, com seus rostos escurecidos por meio da manipulação digital.

De acordo com o material de divulgação, a proposta é trazer "uma dose de humor e ironia sobre o protagonismo do negro na história". No entanto, não é assim que a mostra está sendo recebida, e críticas também foram feitas diretamente no Instagram da ex-consulesa, que a acusam de promover black face – caricaturização do negro como uma fantasia.

"Há um processo incessante de reconstrução do imaginário negro que foi perdido. Produzir imagens de pessoas brancas pintadas de 'negras' é um retrocesso na luta de regaste e valorização da população negra. Não faz sentido algum atribuir negritude à figuras que potencializam o genocídio das pessoas negras. Não há", protestou Renata Martins, cineasta, roteirista premiada e criadora do projeto Empoderadas.

Através das redes sociais, Loras argumentou: "Apresento uma realidade invertida para provar como estamos longe de uma democracia racial, que só acontecerá de fato quando tivermos 54% da população negra do Brasil no Congresso, na Mídia e em cargos de liderança."

Segundo Envio, grafiteiro e curador da exposição, os retratos propõem uma reflexão: "Será que faríamos os mesmos comentários preconceituosos [caso os retratados, pessoas importantes e reconhecidas em suas áreas, fossem negros]? Trataríamos os diferentes da mesma forma?", questiona.

Outro ponto da exposição que tem gerado problema é a lista de convidados presentes no material de divulgação. Digital influencers como Gabi Oliveira e Nataly Neri, por exemplo, foram citados, mas afirmam não terem sido formalmente convidados.

Em nota, a agente das personalidades, Egnalda Côrtes, emitiu um posicionamento oficial: "A imagem deles vinculada a essa exposição é equivocada e mal intencionada, visto que se trata de produtores de conteúdo digital conhecidos por seu ativismo, sendo assim a associação de imagem chancela uma exposição que não representa os ideais defendidos pelos influenciadores digitais citados", afirma.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.