Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Jornalista PCO lança livro sobre seus 50 anos de jornalismo

Amaury Jr.

28/01/2019 18h06

GCO, PCO e Paulinho | Arquivo pessoal

 

Com passagens em importantes jornais de Minas Gerais, como Última Hora, Diário da Tarde, Correio Braziliense e Estado de Minas, onde permaneceu como editor do caderno Fim de Semana por 22 anos, o jornalista e empresário Paulo Cesar de Oliveira, o PCO, vai lançar seu terceiro livro. "De Tudo Que Eu Vi", publicado pela editora José Olympo, do Grupo Record, é uma biografia que permeia os 50 anos de jornalismo de PCO.

Haja história ao longo dessas décadas. Em um dos trechos, o autor relembra o encontro que teve com Tancredo Neves, então governador de Minas Gerais há três meses, sobre a candidatura presidencial. "Ele me chamou em sua sala e disse que, de certa forma, eu o teria ajudado a ser governador, através das minhas colunas, mas que agora, se eu quisesse que ele fosse presidente da República, eu não poderia falar sobre o assunto. Porque uma notícia sobre este assunto naquele momento poderia atrapalhar". PCO, como bom ouvinte, lembra da frase que mais marcou ao fim da conversa: "Na hora certa, eu te conto".

Outra reminiscência notável, como repórter e colunista, foi a nota em que afirmou que João Figueiredo seria um dos nomes mais cotados para ser indicado como novo presidente após o governo de Ernesto Geisel. Detalhe: a notícia foi publicada com dois anos de antecedência.

Maria Inês Narciso, PCO e Pedro Correa de Oliveira | Arquivo Pessoal

 

O livro contou com a consultoria do jornalista Eduardo Murta, amigo de longa data do autor e responsável pelas pesquisas e edição final durante os dois anos em que a obra foi escrita. Além das lembranças e causos que relembram a história política de Minas Gerais e do país nos últimos anos, o livro se dedica a falar de outro ramo de PCO: sua empresa Conexão Empresarial, onde nasceu com o networking entre empresários, políticos, esportistas, entre outras personalidades de destaque. "Eu sempre gostei de receber. Principalmente, na minha casa para jantares. Acabei transformando essa paixão no Conexão Empresarial que completa este ano dez anos. Na época levei essa ideia para o então presidente da Usiminas, Antônio Castelo Branco, que apoiou prontamente e viu a importância destes encontros para Minas. Hoje, a Usiminas, através de seu presidente atual, Sérgio Leite, continua apoiando o Conexão".

Fabinho Ramalho, PCO e Maria Ines Narciso | Arquivo Pessoal

 

Paulo Cesar de Oliveira fará uma noite de autógrafos na quarta-feira (13 de fevereiro) na Livraria Travessa, do shopping Leblon, no Rio de Janeiro. No dia seguinte, 14, fará uma nova na Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

 

 

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos. Atualmente, está no ar aos sábados, às 23h30, na Band.

Bruno Meier

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog.

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais, contando com a enorme malha de informantes conquistada por Amaury Jr.

Também é um espaço para compartilhar histórias e curiosidades que lhe foram relatadas ao pé do ouvido nas mil e uma noites em que circulou. Para completar, temos flashbacks de sua carreira, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.