Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Ricardo Boechat falou como poucos sobre depressão: "Vivi nas profundezas"

Amaury Jr.

11/02/2019 17h22

 

 

O jornalista Ricardo Boechat fez um longo e denso depoimento sobre a depressão, mal que o aconteceu em 2015. "Foi a pior coisa que me aconteceu", disse ao apresentador Amaury Jr., num programa especial com ele exibido em março de 2018 pela Band. Boechat falou detalhes da sua doença:

"Eu estava me preparando para entrar na rádio. Eu já tinha dificuldades. Viajei antes com a Veruska (sua mulher) e as meninas e não estava interessado em nada, não queria sair. Não queria cinema, não queria teatro, não queria museu, que eu adoro, nada. Quando me tiravam da cama, putz, eu ia no taxi para os lugares doido para voltar. Achei que aquilo era uma coisa momentânea. Depois, eu tive (mais) dificuldades. Eu sempre improviso minhas falas na rádio. Faço uma abertura inicial, que os ouvintes conhecem bem, e depois eu improviso. Nunca tive dificuldade para articular o pensamento e a oratória em cima. Comecei a ter dificuldades de organizar. Lia os jornais e as coisas não organizavam, pois tive dificuldade de narrar as coisas, de organizar as narrativas. Depois comecei a escrever os textos para ler. Tinha insônia. Desinteresse sobre tudo. De repente, quando faltava três ou quatro minutos para acender a luz vermelha do estúdio para começar o programa, eu travei. Articulei umas poucas palavras para dizer que eu estava indo embora. Desci para o camarim, me tranquei e comecei a chorar, um choro descontrolado, que eu não sei quanto tempo durou. Foi um corre corre danado, fiquei trancado lá, mas a Veruska viu q eu não estava no ar. Ela veio, eu estava destruído e, a partir daí, foi médico, psiquiatra, medicação. Fiquei fora, nas profundezas do inferno duas semanas, um pouco mais. Foi a pior coisa que me aconteceu. É a doença que mais faz vitima no mundo hoje. É a doença que mais provoca ausências no trabalho. O fato é que eu só consegui voltar e falar quinze 16 dias depois".

Assista o depoimento a partir do minuto 21´40:

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos. Atualmente, está no ar aos sábados, às 23h30, na Band.

Bruno Meier

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog.

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais, contando com a enorme malha de informantes conquistada por Amaury Jr.

Também é um espaço para compartilhar histórias e curiosidades que lhe foram relatadas ao pé do ouvido nas mil e uma noites em que circulou. Para completar, temos flashbacks de sua carreira, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.