Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Rosy Verdi: confira dicas imperdíveis de San Miguel de Allende, no México

Amaury Jr.

09/04/2019 12h04

 

Tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade, San Miguel de Allende teve outro nome em seus primórdios: San Miguel el Grande. O município teve grande importância na história da independência do México, porque o general Miguel Allende foi um dos líderes do movimento e nasceu na cidade, que leva este nome em sua homenagem.

A cidade de San Miguel de Allende foi eleita em concurso a melhor cidade do mundo em 2017 | bpperry / iStock

 

Conhecida sobretudo pelo seu clima temperado, águas termais e rica arquitetura colonial, San Miguel de Allende fica situada em uma altitude de 2000 metros e a 270 km da Cidade do México. A maneira mais fácil de chegar é pela (ótima) rodovia, porque o aeroporto mais próximo em Leon fica a 80 km. Com seus edifícios históricos, ótimos restaurantes, clima ameno e ruas e calçadas estreitas e de calçamento irregular, a cidade exige o tênis para as gostosas caminhadas.

Um trenzinho à moda antiga percorre os principais pontos e é o melhor meio de se conhecer a cidade, pois em algumas das principais ruas é proibido o tráfego de carros.

Principais pontos turísticos:

. Praça da Paróquia, assim chamada a Catedral: belíssima e ponto de encontro das festas da cidade;

. Parque Juarez;

. Plaza de Toros;

. Mirante, com bela vista;

. Museu Allende e de La Esquina;

. Igreja de San Francisco;

Onde ficar

Os hotéis são charmosos e indico os:

. Belmond Casa de Sierra Nevada;
. Rosewood San Miguel de Allende;
. Casa No Name, sofisticado, situado em prédio histórico de 300 anos:

Casa No Name, sofisticado, situado em prédio histórico de 300 anos | Divulgação

Restaurantes para todos os gostos e tipos de culinária:

La Sirena Gorda: com uma deliciosa margarita de tamarindo, fruta local que disputa com o avocado a preferência mexicana:

A deliciosa margarita de tamarindo, fruta local que disputa com o avocado a preferência mexicana | Foto: Rosy Verdi

. Pueblo Viejo;

. The restaurant;

Dicas imperdíveis:

. Doce 18 Concept House, conjunto de restaurante, hotel, confeitaria, galeria de arte e loja de artesanato;

. As terrazas com lindas vistas da cidade são disputadas e destaco a Atrio;

. Mariachis e grupos de danças típicas e vendedores de artesanato e coroas de flores (que as moças que estão à procura de namorado usam na cabeça) estão pelas esquinas.

Vendedores de artesanato e coroas de flores são vistas nas esquinas da cidade | Foto: Rosy Verdi

. Grande número de galerias de arte e lojas vendendo roupas, chales e artigos de porcelana e couro fazem a alegria dos consumistas;

. A cidade tem muita história e moradores famosos como o humorista Cantinflas, o compositor e cantor Pedro Vargas e o belo tenor Jose Mojica, cujas antigas casas fazem parte do roteiro turístico;

. As festas com independência do México, Semana Santa, Dia de Finados ou dos mortos, como eles dizem, são comemoradas com muita alegria, música, procissões e desfiles;

. Durante todo o ano, a cidade é visitada por mexicanos, canadenses e ingleses, principalmente, e geralmente milionários, que desfrutam das delícias de San Miguel de Allende que, segundo a Travel + Leisure, é "The Best city in the World".

. Ao redor da cidade , pode se ainda conhecer vinhedos onde eu destaco o San Lucas.

 

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e titular da coluna Gente, espaço focado na cobertura de personalidades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa" e editor deste blog.

E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br