Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Dia do café: conheça duas receitas deliciosas com café gourmet

Amaury Jr.

23/05/2019 14h30

Dia do café: 24 de maio.

 

Para comemorar o dia Nacional do café, data celebrada nesta sexta-feira (24), o blog preparou duas deliciosas receitas feitas com café gourmet na sua composição. Convidamos o chef Elias Chamié, atual comandante do Chamié Gastronomia, pequeno restaurante-café na Vila Olímpia, em São Paulo.

Para as receitas abaixo, ressaltamos que a qualidade do café é fundamental para o sabor do prato. Ou seja, o café escolhido influenciará diretamente no resultado da receita. O blog, por isso, indica o Café Santa Mônica, marca criada por Arthur Moscofian Jr. em 1985, feito com grãos 100% arábica e altíssima pontuação na escala BSCA, além de ser pioneiro na cultura Gourmet.

 

Torta de echalotas caramelizadas com café expresso Sta. Mônica e queijo brie (Porção para 4 pessoas)

* 200g Farinha de trigo
* 100g Manteiga sem sal gelada
* PT sal
* 80ml água gelada
* 400g echalotas
* 100g açúcar mascavo
*  50ml aceto balsâmico
*  3 xícaras pq de café expresso Sta. Mônica
*  180g Queijo brie (passar no ralo grosso)
* 1 gema de ovo

(Modo de preparo: – Massa, Peneirar a farinha, misturar a manteiga na ponta dos dedos e a PT de sal, dar ponto com um pouco de água gelada / obs: não sovar a massa. (deixar descansar na geladeira por 30 min.

– Recheio: descascar as echalotas, colocar em uma assadeira com o açúcar mascavo, o aceto balsâmico e 2 xícaras do café expresso Sta. Mônica a 70ºgraus por 3 horas, após este período acrescentar a outra xícara de café expresso Sta.
Mônica e deixar por mais 15 min.

– Torta, abrir a massa , forrar a forma, misturar as echalotas caramelizadas ao queijo brie, rechear a torta, tampar com massa, pincelar com uma gema de ovo e levar ao forno por 40 min a 180ºgraus, e servir)

*Raviolli recheado de queijo reino e ragu de costelhinha em baixa
temperatura e infusão de café sta. Mônica (Porção para 4 pessoas)

*500g Farinha de trigo
*3und gema de ovo
*3und ovo inteiro
*PT sal
*100 ml água morna (p/ dar ponto)
*20 ml Azeite extra virgem
*200g Queijo reino ralado grosso
*1 Cebola
*2 dentes de alho Alho
*2 folhas de Louro
*1 colher de sopa de Salsinha picada
*1 colher de sopa de Cebolinha picada
*150ml Vinho branco seco
*8 und Costelhinha suína
*100ml óleo composto
*Pt de pimenta do reino
*150g açúcar mascavo
*50 ml aceto balsâmico
*1 xícara grd de café Sta. Mônica coado

(Modo de preparo: – Ragú de Costelinha: fazer uma marinada em uma assadeira, um dia antes com a cebola ralada, o alho, a salsinha, a cebolinha, o vinho branco seco, as folhas de louro, o óleo composto, cobrir com filme e deixar descansar na geladeira. Depois, acrescentar o açúcar mascavo, o aceto balsâmico, a PT de sal cobrir com outra assadeira e levar ao forno a 100º graus por 2 horas. Virar a costelinha do outro lado e novamente ao forno por mais 2
horas a 100º graus. Reservar o líquido da assadeira, desfiar a costelinha; em outra panela colocar o líquido da assadeira com um pouco de água, levar a fervura, baixar o fogo, voltar com a costelinha desfiada. Separadamente, ferver outra panela de água (equivalente a 120 ml, quando ferver, desligar colocar uma colher de café moído sta. Mônica, mexer e coar. Colocar o café na panela do ragú e mexer por um minuto em fogo baixo).

– Massa: peneirar a farinha, colocar a farinha em uma bancada de preferência mármore, abrir com a mão deixando um buraco no meio da farinha, colocar os ovos, as gemas, a PT de sal, o azeite colocar em forma de cruz (simpatia), ir misturando de fora para dentro até virar uma massa única, pode ir dando o ponto com a água morna e mais farinha caso necessário, deixar descansar por 30 min. Ralar o queijo reino no ralo grosso. Abrir a massa colocar o queijo reino nas marcas do seu cortador feitas na massa, cobrir com massa e cortar. Em uma panela com água fervente cozinha a massa por 10 min. Colocar a massa escorrida em um prato e adicionar o ragú de costelinha com café
sta. Mônica, ralar um pouco mais de queijo reino em cima e servir.

Serviço: para conhecer mais sobre o café indicado, acesse o site: cafesantamonica.com.br

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e titular da coluna Gente, espaço focado na cobertura de personalidades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa" e editor deste blog.

E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br