Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Rosy Verdi: A Rússia pós Copa do Mundo 2018

Da Redação

2003-06-20T19:13:54

03/06/2019 13h54

Rosy Verdi na sala dos espelhos do palácio de Catarina

 

Eu já conhecia a Rússia, mas minha última ida para o país, em abril deste ano, me fez encontrar um país muito mais preparado para o turismo, mais bonito, mais receptivo.

Um sério conselho para quem for viajar à Rússia: planeje a viagem, faça reservas e tenha sempre um guia falando o seu idioma, porque o russo é a língua corrente para tudo e todos. A minha viagem foi organizada pela Carol Naddeo (serviço abaixo) que eu recomendo pelo contato que tem com a melhor operadora russa.

São Petesburgo, capital do império russo é a mais linda cidade russa. Lembra muito Veneza por seus canais margeados por palácios de incrível beleza e um pôr do sol deslumbrante. A rede hoteleira é farta e vai do extremo luxo, como o Four Season ou o Lotte Hotel, muito bem localizados na praça de Santo Isaac e às margens do rio Neva ou ao tradicional e antigo Metropol aos simples e limpos hostels.

Indico como passeios imperdíveis:

A lindíssima Catedral de São Isaac, na praça do mesmo nome e projetada pelo arquiteto francês Auguste de Monferrand, com suas 112 colunas de granito, cada uma delas com 17 metros de altura e 114 toneladas de peso. Seu maravilhoso e rico interior abriga 14.000 pessoas, além de um museu Os Palácios de Catarina, completamente remodelado e o de seu filho, Paulo, o feio.

Palácio de Paulo, o feio, e Catedral de São Isaac, na Rússia

 

. A Fortaleza de Pedro e Paulo na ilha de Zalat, complexo com a Catedral, onde estão os túmulos de Pedro, O Grande e do Czar Nicolau II e sua família, o depósito de artilharia, a casa do comandante, todo o conjunto tendo como escudo a Águia de 2 Cabeças, no Portão de Pedro, O Grande, além da bela vista da cidade.

. Ilha de Vassilievski

. Bolsa de Valores

. Academia Russa de Bela Artes

. Palácio Mariinski, belíssimo

. Palácio de Verão e o de Inverno

. As Catedrais da Virgem de Kazan e de Salvador sobre Sangue. Belíssimas.

A Catedral de Salvador sobre Sangue, na Rússia

. Peter Hof, a linda residência de Pedro, o Grande

. Palácio de Mármore de Ussupov, nas margens do rio Moika, onde foi assassinado a eminência parda do Império Romanoff, Grigori Rasputin

. E o mais belo museu, com suas valiosas obras de arte, o Hermitage, misto de palácio, museu e teatro, dedicando para visitá-lo, um dia todo.

Madona, de Rafael, no Hermitage

. O Museu Fabergé, famoso por seus ovos joias que eram presenteados por Nicolau II à sua esposa é outra maravilha imperdível!

Os Ovos Fabergé, tradição russa

. Uma das curiosidades de São Petersburgo são as Noites Brancas quando as noites se resumem em 1 hora, uma claridade toma conta do céu e a cidade é invadida por música, danças, fogos de artificio e festas cujo período vai de maio a final de junho.

. Além de tantas belezas, os restaurantes são imperdíveis e recomendo os de comida mais típica, além de mais em conta que os da mesma categoria em São Paulo ou Nova York.

. Tzar, excelente com música, ótimo caviar, frango a Kiev e os imperdíveis e divertidos toiletes.

. Stragonoff, claro, como o nome indica é o prato principal e delicioso.

. Caviar Bar, no Hotel Europe, muito bom, além de vasta carta de vodka.

. Manssarda, no roof top de um prédio além da belíssima vista. Comida deliciosa com pastas incríveis e deliciosas sobremesas. 

Sobremesas deliciosas no Manssarda

. Restaurantes dos hotéis Four Season e Lotte: muito bons

. As grifes estrangeiras são encontradas todas, mas em preços altíssimos. Um lindo shopping é o Stockmann NevsKy Center na principal rua comercial da cidade, a Avenida Nevsky.

Aproveite São Petersburgo e faça dela seu próximo destino quando possível!

Serviço: Carol Naddeo: 11-996529101

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog. E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

Para completar, temos flashbacks da carreira de Amaury Jr, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.