Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Viúva e filhas vão a lançamento de livro sobre Ricardo Boechat

Da Redação

2010-06-20T19:22:49

10/06/2019 22h49

Veruska Boechat entre as filhas, Valentina e Catarina | Foto: Marcos Ribas / Brazil News

O jornalista Ricardo Boechat, morto em fevereiro, ganhou uma emocionante e rica noite de histórias nesta segunda-feira (10) no lançamento do livro Toca o Barco: Histórias de Ricardo Boechat Contadas por Quem Conviveu e Trabalhou com Ele.

Realizado na Livraria da Vila, em São Paulo, a viúva Veruska Boechat, casada com Boechat desde 2005, participou de um bate-papo ao lado de Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Bandeirantes, mediado pela jornalista Sheila Magalhães (Band). As duas filhas do casal, Valentina e Catarina, ficaram ao lado da mãe, perto do palco, atentas a todas as histórias. Valentina impressionou com as semelhanças físicas do pai.

"Li de uma tacada só. Comecei à noite e só fui dormir quando acabei. Histórias sobre meu marido contadas por 32 jornalistas, muitos dos quais amigos dele, alguns que já trabalharam com ele, outros que em algum momento se esbarraram com ele. Só o que pedi aos editores quando fui avisada da existência do livro foi que ajudem alguma instituição séria com a renda das vendas, porque para ser homenagem ao @boechatreal tem que ajudar alguém. A @maquina.de.livros prometeu que fará isso. Ele nunca viu vantagem em ser alvo de nada que não visasse a solidariedade humana", escreveu Veruska em sua rede social.

Toca o Barco conta com textos de 32 colegas que trabalharam e conviveram com Boechat, com textos inéditos de nomes como José Simão, Ancelmo Gois, Leilane Neubarth, Fernando Mitre, Datena, Tatiana Vasconcellos, Joaquim Ferreira dos Santos e Patrícia Hargreaves.

O blog havia adiantado na semana passada parte do texto de José Simão, seu companheiro de rádio há 13 anos. "Boechat era um vulcão. Em erupção! Um indignado. E da indignação nasceu o humor" (…) "E o engraçado: só me encontrei com o Boechat pessoalmente uma única vez. Em Paris! Mas foi a pessoa com quem eu mais falei na vida: dez minutos todo dia durante 13 anos! E o mais engraçado: me contaram que no dia da estreia o Boechat suava de nervoso. E mal sabia ele que do outro lado da linha eu também suava de nervoso. Os dois suando! Um de cada lado da linha! Essa foi a estreia! Hahaha!"( …) "Eu sabia da importância profissional do Boechat, mas não ligava muito. O que eu sentia mesmo era amor". Nós também, Simão!

Boechat sofreu um acidente aéreo na manhã de 11 de fevereiro, quando o helicóptero em que viajava caiu no Rodoanel, em São Paulo. Ele tinha 66 anos e seis filhos. 

Veruska Boechat, Sheila Magalhães e Fernando Mitre | Foto: Marcos Ribas / Brazil News

Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band | Foto: Marcos Ribas / Brazil News

Luiz Megale | Foto: Marcos Ribas / Brazil News

Veruska Boechat e as filhas reveem trecho de entrevista de Boechat no "Amaury Jr" | Foto: Marcos Ribas / Brazil News

Veruska Boechat e as filhas | Foto: Marcos Ribas / Brazil News

 

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog. E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

Para completar, temos flashbacks da carreira de Amaury Jr, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.