Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

André Midani e as histórias dos bastidores da indústria fonográfica

Amaury Jr.

2014-06-20T19:10:55

14/06/2019 10h55

André Midani: gigante do mercado fonográfico

 

Morto ontem à noite, no Rio de Janeiro, aos 86 anos, André Midani foi um dos maiores nomes da indústria fonográfica, tendo trabalhado com artistas de peso. Ganhou fama internacional com João Gilberto e Tom Jobim e trabalhou com outras lendas da música nacional – de Elis Regina e Caetano Veloso a Gal Costa e Os Mutantes. Nos anos 1980, esteve por trás de sucessos do rock nacional, como Lulu Santos, Titãs e Barão Vermelho.

Dentre muitas histórias de Midani, o blog resgata uma delas:

O dono da gravadora RGE-Fermata, Lebendiger, figura folclórica, tinha imaginação fértil para farejar novos negócios. Sabendo que os instrumentos de sopro no Brasil eram de péssima qualidade e não podiam ser importados por causa da reserva de mercado, foi à Europa e comprou cerca de 300 saxofones da prestigiosa marca Selmer para importar para o Brasil, onde havia grande demanda reprimida. Para burlar as restrições de importação, solicitou à fábrica Selmer que entregasse as embocaduras dos saxofones no hotel, em Cannes, e despachasse o resto para o Brasil, por navio.

Voltou então para São Paulo com as embocaduras na mala e passou fácil pela alfândega. Um mês depois, chegaram ao porto de Santos as enormes caixas de saxofones. Apreendidas, foram a leilão mais tarde.

  • Tem um automóvel Mercedes-Benz confiscado. Preço mínimo, tanto!
  • Tem um lota de máquinas de costura. Preço mínimo, tanto!
  • Tem um lote de 300 saxofones Selmer confiscados. Sem boquilha. Quem se interessa?

Sem as embocaduras, ninguém se interessou, claro. Porém, o próprio Lebendiger levantou-se e deu um lance diante de uma plateia estupefata.

  • Pago tanto!

Ninguém dá mais? Pode levar.

Ganhou um dinheirão. Vendeu todos a preço de ouro.

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog. E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

Para completar, temos flashbacks da carreira de Amaury Jr, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.