Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Club Med anuncia fechamento de resort de luxo na Ilha de Itaparica (BA)

Da Redação

30/07/2019 15h12

Club Med Itaparica | Divulgação

O Club Med Itaparica, na Bahia, fechará suas portas nesta quarta-feira (31). A rede confirmou ao blog que "até o dia 28 de julho o resort funcionou normalmente com a mesma qualidade e com os mesmos serviços all inclusive premium, mas o grupo informa que a decisão faz parte de uma estratégia mundial de focar em resorts que evoluem para um posicionamento premium". Todos os funcionários terão os seus direitos trabalhistas garantidos no ato da rescisão.

O Club Med já havia adiantado da decisão em março. No mesmo mês, o prefeito do município de Vera Cruz, Marcos Vinicius, publicou uma carta em março no perfil da prefeitura da cidade lamentando o fechamento do Club Med. O principal motivo, segundo ele, é o final do contrato com o grupo Unibanco, proprietário de 50% da área do resort. O arrendamento do banco junto à rede será encerrado no dia 31 de julho de 2019, mesmo dia em que o empreendimento fecha as portas. 

A opção por não renovar o contrato teria sido motivada também por uma queda no Turismo em Itaparica. O destino, segundo o prefeito, está "desde 2009 num cenário desfavorável, com a queda gradativa do turismo na Ilha e falta de investimentos, o que por oito anos, de 2009 a 2016, nos fez amargar dias difíceis". Ainda segundo Vinicius, aconteceu em 2009 o último investimento da rede na estrutura do resort de Itaparica, sendo que "de lá pra cá [o empreendimento] já vem desativando grande parte da sua estrutura."

O resort de Itaparica foi construído em 1979, numa área de 31 hectares com dezenas de bangalôs projetados para se integrar com as belezas naturais do litoral. E assim como os demais, que operam pelo mundo, se destaca por ser considerada uma 'escola de esportes' com mais de 60 modalidades.

Hoje, o Club Med está sob controle de um fundo de investimentos chinês, o Fosun International, do qual fazem parte o francês Axa Private Equity além de executivos do Club Med. A meta deste grupo é investir na expansão da marca na Ásia, em especial, na China, já que é deste país que sai a maior leva de turistas ultimamente.

Abaixo, o comunicado oficial do Club Med enviado ao blog:

O Club Med confirma o fechamento de Itaparica, amanhã, dia 31 de julho. Até o dia 28 de julho o resort funcionou normalmente com a mesma qualidade e com os mesmos serviços all inclusive premium. O grupo informa que a decisão faz parte de uma estratégia mundial de focar em resorts que evoluem para um posicionamento premium.

Todos os funcionários terão os seus direitos trabalhistas garantidos no ato da rescisão. Também foram adotadas medidas para a promoção de cursos em parceria com o Senac para reorientação profissional – seja para empreendedorismo, seja pra realocação no mercado de trabalho – e a possibilidade de se candidatarem à vagas nos demais resorts da rede, de acordo com as posições disponíveis. Sobre as intenções recebidas, estamos avaliando e tentando ajustar as expectativas com as demandas em outras unidades, além de negociando com redes hoteleiras em Salvador que têm interesse em receber candidaturas dos nossos profissionais.

O Club Med reitera seu carinho pela unidade de Itaparica, que simboliza o início das nossas operações no Brasil. Ao longo desses 40 anos de atividades na região, prezamos pela mesma, tratando-a com muito respeito, e garantimos cumprir todos os nossos deveres com o encerramento do resort.

 

Club Med Itaparica | Divulgação

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e titular da coluna Gente, espaço focado na cobertura de personalidades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa" e editor deste blog.

E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br