Topo

Morre o artista argentino Patricio Bisso, aos 62 anos

Da Redação

14/10/2019 16h01

Patricia Bispo em foto de Bob Wolfenson

O artista argentino Patricio Bisso morreu no domingo (13), em Buenos Aires, sua cidade natal.

Nascido em janeiro de 1957 em Buenos Aires, onde voltou a morar nos anos 2000, Bisso foi ator, diretor, figurinista, letrista e ilustrador. Viveu quase três décadas no Brasil, onde criou personagens famosos na época, como a sexóloga Olga del Volga. No começo da década de 90, mudou-se para a Argentina e desapareceu da cena artística brasileira. Como ator, foi escalado para reviver a personagem mais famosa que criou, Olga Del Voga, na novela "Um sonho a mais", dirigida por Roberto Talma e exibida pela Globo em 1984. É nesse contexto que surgiu o show e disco "Louca pelo saxofone", criado por Bisso com alta dose de deboche, duplos sentidos e alegria gay. Tanto que Bisso conseguiu reunir no álbum, em faixas separadas, ninguém menos do que Lolita Rodrigues, Rita Lee e Wanderléa. Era uma verdadeira homenagem às estrelas antigas e os ritmos de época. Tinha um "Iê-iê-iê de protesto" que era uma homenagem à Wanderlea. 

De acordo com o crítico musical Mauro Ferreira, "trinta anos antes de Pabllo Vittar, houve Patricio Bisso na cena multimídia do Brasil. Um artista que, décadas antes de artistas LGBT ganharem voz, já se apresentava travestido em algumas das múltiplas atividades que exercia na época".

 Ele tinha 62 anos e a causa da morte foi parada cardíaca fulminante.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.