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MIS de SP ganha 'espaço imersivo' com exposição sobre Leonardo da Vinci

Da Redação

16/10/2019 11h40

A exposição "Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio" abrirá o MIS Experience (Foto: Divulgação)

Com um investimento de R$ 8,5 milhões da iniciativa privada, o MIS Experience será um novo espaço para exposições interativas e imersivas de São Paulo. O lançamento será no dia 2 de novembro, aberto ao público. Na mesma data, será inaugurada a exposição "Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio", sobre o artista italiano do Renascimento com  réplicas de suas famosas invenções e máquinas. Trata-se de uma experiência imersiva, que possibilitará ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci por meio de uma mostra interativa inédita no país. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes. "Essa iniciativa estabelece um novo MIS", declarou Doria. 

Inspirado no Atelier des Lumières, de Paris, o MIS Experience está sendo construído em parceria com a TV Cultura em um terreno na Zona Oeste de São Paulo, onde funcionava a marcenaria da emissora pública. Terá uma área expositiva de 1,7 mil metros quadrados e outros 800 metros quadrados de área de projeção. E passa a integrar o MIS, que agora tem dois espaços expositivos: o MIS do Jardim Europa, no bairro dos Jardins, e o MIS Experience, na Água Branca. "É uma nova forma de ver a arte", diz Marcos Mendonça, presidente do Museu da Imagem e do Som.

"Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio" será composta por 18 áreas temáticas que privilegiam a experiência sensorial do visitante, com animações em alta definição, além de conteúdo multimídia e narrativa em áudio. Estarão expostos desenhos e modelos que inspiraram invenções modernas como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta. Um dos destaques é a área "Segredos de Mona Lisa", que faz uma análise detalhada da famosa pintura. O estudo foi concebido no Museu do Louvre pelo pesquisador francês Pascal Cotte. — Todo o recurso veio de seis patrocinadores, 100% com verbas de marketing e sem Lei de Incentivo à Cultura — diz Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

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