Topo

Barista mineira entre os melhores do mundo

Da Redação

28/03/2020 13h08

A barista mineira Julia Fortini representará o Brasil no Campeonato Mundial de Brewer ,em novembro, na Austrália.
A competição "Brewers Cup" destaca o artesanal e a habilidade de fazer o café em filtro, manualmente.
Neste campeonato, os competidores têm 7 minutos para preparar e servir três bebidas individuais para um painel de juízes.

Embora o sabor seja sempre o que chama a atenção das pessoas, tudo é levado em consideração na avaliação dos jurados.Desde a forma que o candidato apresenta o café, o método, o café escolhido, o jeito de fazer e até se a estação de trabalho está limpa durante o processo.
Julia Fortini foi vencedora do Campeonato Brasileiro da categoria, utilizando um café que ela mesma escolheu e torrou e agora está em treinamento para representar o Brasil.

Julia ainda escolhe o grão que levará para a competição e pretende avaliar os cafés de Minas Gerais e do Cerrado.

Embora a preferência seja pelo grão nacional, ela também pretende conferir os produtos de algumas fazendas na Etiópia, grão que usou na competição nacional.

"É uma competição muito séria. Para a seletiva no Brasil, treinei por cinco meses. Agora será a hora de disputar com os melhores do mundo", explica  Julia.

Além da experiência na Academia do Café, onde atua desde 2011, Júlia Fortini é a 5ª geração de uma família de produtores cafeeiros. Trabalhou em cafés nos Estados Unidos e em Barcelona e também está envolvida na importação de cafés brasileiros especiais para os EUA.

A Academia do Café já foi considerada pela  Prazeres da Mesa a melhor cafeteria do Brasil , foi celebrada pela Veja Comer & Beber e também recebeu diversos méritos pelo trabalho desempenhado.

Julia preparou com exclusividade para o blog, um vídeo com dicas infalíveis para se coar um bom café:

 

Uma curiosidade referente ao café.
Durante uma viagem do Programa Amaury Jr à Turquia, conhecemos uma tradição local, a leitura da sorte em borras de café. Bares e restaurantes oferecem aos clientes profissionais especialistas no assunto.

 

Assista ao vídeo da viagem:

 

Um avanço tecnológico nos chamou a atenção num aplicativo para celular que também faz esse serviço.
Através de uma foto da borra, o app envia previsões para o usuário.Amaury Jr, testou a tecnologia na cidade de Izmir,Baixe o app para conferir: itunes.apple.com/kahvefali

Fotos: Daniel Magalhães e Caca Linari

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.