Topo

Por que meu cabelo não cresce?

Da Redação

08/06/2020 16h28

Com os cabeleireiros fechados há um bom tempo,  problemas capilares começam a surgir. Veja abaixo algumas informações preciosas sobre a vida dos cabelos.

Entenda as fases de crescimento do seu cabelo.

O cabelo é muito valorizado e sua importância ultrapassa o universo da estética. Os cabelos podem ter um significado religioso ou, como em algumas culturas ser símbolo de poder e força.

O crescimento capilar se dá a partir do folículo ou raiz. Temos em media 130 a 150 mil folículos. O cabelo é "alimentado" por vasos sanguíneos na base do folículo, o que lhe dá a nutrição necessária para crescer. Entre começar a crescer e cair anos depois, cada cabelo passa por algumas fases : anágena, catágena, telógena.

 

Fase anágena

A fase anágena é a fase de crescimento.
Seu cabelo cresce cerca de 1cm por mês
Essa fase, dura em média de 2 a 7anos e é geralmente mais longa em pessoas de ascendência asiática, podendo durar até 8 anos.
O comprimento do cabelo é determinado por esta fase, quanto mais tempo durar esta etapa, mais compridos serão os cabelos.

 

Fase Catágena

No final da fase anágena, seu cabelo entra na fase catágena. Essa curta fase de transição dura aproximadamente 3 semanas. O pelo deixa de crescer e se "descola" da papila.

 

Fase Telógena

Finalmente, seu cabelo entra na fase telógena, uma fase de repouso quando os fios são liberados e caem, essa fase dura 3 meses.
Quando terminar esta etapa, o ciclo capilar inicia-se novamente com a fase de crescimento.

Vale ressaltar que cada folículo piloso é independente e passa pelo ciclo de crescimento em momentos diferentes ,caso contrário, todo o seu cabelo cairia ao mesmo tempo! Em vez disso, você só perde um certo número de cabelos por dia – 80 a 150 fios.

As fases do ciclo capilar são determinadas por vários fatores entre os quais se encontram a genética, os hábitos alimentares entre outros. Queda de cabelo e problemas com o crescimento, podem ocorrer quando seu ciclo de crescimento é interrompido. Isso pode ser desencadeado por várias condições como desequilíbrios metabólicos, doenças, nutrição inadequada, stress e no pós parto por exemplo.
Consulte seu médico para uma avaliação individual!

Por: Dra Juliana Saab –  CRM 155741  e Dra Gabriela Lubiana – CRM 164888

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.