Topo

Entenda como o uso de máscara pode prejudicar sua pele

Da Redação

04/07/2020 19h44

Se você tem se protegido do Covid-19, a máscara se tornou um acessório essencial na sua vida.

Para muitas pessoas, isso está causando um efeito colateral embaraçoso e desagradável: a acne.
Tenho pacientes desesperados dizendo 'O que está acontecendo? Eu nunca tive acne antes e agora meu rosto se parece como o de  um adolescente!"'

Lesões que ocorrem após o uso de uma máscara se tornaram tão comuns que a acne foi chamada de "mascne" nas mídias sociais.
O uso dessas máscaras, combinado com o estresse causado pela pandemia, está criando um ambiente favorável  para proliferação de bactérias.
Os profissionais de saúde que estão na linha de frente da batalha contra o Covid-19 são os mais atingidos, devido ao lacre necessário dos equipamentos de proteção individual. Eles estão usando máscaras de respirador PPE e N95 que causam úlceras, lesões e sangramento da pele.
Comparado aos rostos machucados e sangrando de médicos e enfermeiros, algumas espinhas podem parecer "irrrelevante", mas acne está significativamente associada à auto-estima.
O termo técnico para mascne é "acne mecânica" e é o resultado do atrito mecânico de um tecido contra a pele.
A melhor coisa a fazer é evitar que o mascne ocorra em primeiro lugar. Como não podemos – ou não devemos – parar de usar máscaras em volta de outras pessoas no futuro próximo, aqui estão algumas dicas importantes sobre prevenção.

-As máscaras devem ser lavadas e completamente secas após cada uso.

– Opte por máscaras de algodão

-Se você se exercita (academias exigem máscaras) ou transpira durante o dia com a máscara, troque- a por uma  limpa imediatamente.

-Use produtos de cuidados para a pele recomendados pelo seu médico.

– Evite produtos que contenham em sua composição  lauril sulfato de sódio, pois danificarão  a barreira de proteção da pele".

-Limpe sua pele duas vezes por dia, de manhã e à noite

-Seque o rosto sempre com uma toalha limpa

-Se você puder evite usar maquiagem e opte por filtro solar mineral

-Aguarde 15 minutos após a aplicação de hidratante ou protetor solar antes de colocar sua máscara, se você estiver usando uma máscara N95 aumente o tempo para 30 minutos.

-Use hidratantes labiais, enquanto estiver usando a máscara

Por:  Dra Juliana Saab CRM 155.741

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.