Topo

Os hipopótamos de Pablo Escobar

Da Redação

28/07/2020 19h44

Notícia do Jornal Liberation – na Colômbia: a perigosa proliferação dos hippos de Escobar .

Pablo Escobar, poucos sabem, tinha um lado ecológico . Uma de suas extravagâncias era um exótico zoológico na sua imensa fazenda Nápoles, a oeste de Medelin.

Nos fins do anos 80 importou ilegalmente, não se sabe  de onde – 4 hipopótamos (3 fêmeas e 1 macho). Depois de sua morte, em 2 dezembro de 1993, os animais se reproduziram sem controle e hoje são mais de 80, que saíram dos lagos  artificias da fazenda e invadiram a bacia do rio Magdalena, o mais importante  da Colômbia.

Imprevísiveis e agressivos por natureza  esses herbívoros estão perfeitamente adaptados ao clima equatorial da Colômbia e não param de se reproduzir. Eles representam um perigo para os pescadores e para os habitantes das margens fluviais mas, em contrapartida, são um sucesso  entre os turistas que adoram vê-los em liberdade pelo rio e seus afluentes . O perigo é que os hipopótamos amam defender seus territórios, e assim estão afugentando todas as famílias de pescadores que margeiam os rios, fora que, consomem os nutrientes da água matando os peixes e proliferando as algas e bactérias tóxicas que tiram o oxigênio da água.

Agora o problema é o seguinte – como frear a sua reprodução – capturá-los para serem esterilizados? Distribuí-los pelos zoológicos estrangeiros, o que representaria um mega trabalho, tanto para pegá-los, quanto tirá-los do rio Magdalena. Se não se tomar alguma providência, o problema que já é nacional, vai forçar a Colômbia a pedir ajuda à Comunidade Internacional.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.