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A dieta mediterrânea ideal

Da Redação

16/09/2020 13h58

A chave para a saúde do coração, segundo o jornal da American College of Cardiology, é mesmo a dieta mediterrânea que muitos rejeitam  pela ausência de carnes. Muitas pessoas são carnívoras e , abster-se, é muito difícil constituindo um dilema . Nos novos parâmetros da dieta mediterrânea, acrescente-se peixes e frutos do mar em substituição às carnes . A versão anterior da dieta mediterrânea era praticamente vegetariana , baseada em verduras, grãos , óleo de oliva, queijos de preferência brancos e temperos.

Agora a nova versão vem acrescentada de peixes e frutos do mar (proteínas) .

 Batizada de "pesca -mediterrânea dieta" , propicia
ainda mais a redução do risco de doenças do coração , diabetes, declínio cognitivo , depressão e alguns tipos de câncer.
A recomendação é deixar a carne de lado e acrescentar peixes e frutos do mar pelo menos duas vezes por semana. Está provado que baixo colesterol  confere sobrevida. Comer grãos é também parte importante da dieta, como nozes, castanhas, amêndoas, etc .Elas são ricas em gorduras saudáveis e fibras. Pessoas que comem um mix de grãos por dia abaixam em 30% o risco de doenças cardíacas.
Outro detalhe importante é reduzir o número de refeições /dia. A limitação do consumo de calorias ao dia, induz o corpo a trocar os combustíveis metabólicos primários da glicose para ácidos graxos. Esta é a chave para melhorar a sensibilidade à insulina, que é muito importante para regular o açúcar no sangue.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

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Amaury Jr.