Topo

Novembro Azul

Da Redação

11/11/2020 14h01

Dr. Rafael Coelho, urologista especializado em Uro-Oncologia e cirurgia robótica, responde:

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro para conscientização a respeito de doenças masculinas de maneira global, mas com ênfase no câncer de próstata, câncer testicular, saúde mental e prevenção do suicídio.

Qual é a importância do PSA na prevenção?

Não existe um valor absoluto de PSA considerado normal ou alterado. Na avaliação do valor do PSA, consideramos múltiplos fatores, como a idade do paciente, a velocidade de crescimento do PSA, tempo de duplicação do PSA, densidade (relação entre PSA e o volume prostático) e relação entre diferentes subfrações do PSA (fração de PSA livre/ total). Por isso, é importante procurar um especialista que possa oferecer uma orientação adequada sobre a necessidade de investigação de um valor de PSA alterado.

Por Dr. Rafael Coelho

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.