Topo

Humanos podem se adaptar a um "terceiro polegar" robótico

Da Redação

25/05/2021 18h21

Uma equipe de pesquisadores da University College London publicou recentemente os resultados de experimentos feitos com o chamado "terceiro polegar robótico" e descobriram que o cérebro humano se adapta facilmente ao novo membro tecnológico. 

O dedo robótico projetado pelo designer Dani Clode pode ser impresso em 3D e controlado por uma almofada de pressão sob a sola do pé do usuário. O dedo de alta tecnologia é usado oposto ao polegar natural, abaixo do dedo mínimo. Para os testes, os usuários utilizaram o polegar robótico para realizar tarefas em conjunto com os outros dedos, como por exemplo segurar uma bola ou taças de vinho. Em todos esses exercícios de destreza e coordenação, os usuários aprenderam com rapidez.

"Nosso estudo mostra que as pessoas podem aprender rapidamente a controlar um dispositivo de aumento e usá-lo em seu benefício, sem pensar demais. Vimos que, ao usar o terceiro polegar, as pessoas mudaram os movimentos naturais das mãos e também relataram que o polegar robótico parecia parte de seu próprio corpo.", disse Clode.

Essas descobertas significativas são empolgantes para designers e neurocientistas. Clode projetou o terceiro polegar como uma tecnologia que pode mudar a maneira que olhamos as próteses, desde a substituição de uma função perdida até uma extensão do corpo humano.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.