Topo

Sobrevoo: artes plásticas e pandemia

Da Redação

07/07/2021 15h56

Jorge Ismael

Abordagem comportamental e criativa do artista em tempo "pandemônico" (a grafia propositadamente errada, talvez seja um neologismo que se aplicaria melhor), foi tema de amplos estudos e exteriorização de pensadores; sugiro, exemplificando, a leitura de ARTES VISUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA do Professor Wilson Cardoso Junior.

Mas vamos juntos pintar um pouco este triste quadro, usando a paleta austríaca do grande Egon Schiele, vendo sua mulher grávida Edith ser atingida pela pandemia de 1918; seu quadro A Família é de forte impacto, a indiferença passa longe, assim como longe passa o Autorretrato Após a Gripe Espanhola de Edvard Munch, que se mostra amarelado e abatido em 1919: forte a similaridade fisionômica pesada e angustiante com sua famosa tela O Grito.

Dando um "refresh", no conceito informático e da palavra de "per si", o disputado e mais caro artista do UK David Hockney, isolado na Normandia, trata nossos dias atuais com frescor de sua abordagem jovial perto de seus 90 anos, uma leveza de quem olha a história pela íris nada "dark" , que nos sufoca atualmente.

Sem abatimento criativo neste tempo de reflexão e introspecção, vejo-me alimentado: o isolamento, sem histeria, reforçou meu auto diálogo, com estranha força alimentada desde meu cordão uterino, por genes desconhecidos; no meio agreste, muita música e poucos amigos, sigo minha sanha criativa nas pinturas abstratas, sempre… sempre transpirando emoção!

Desta pandemia, restará percepção diferenciada de nós mesmos e dos que nos cercam… ou não?!

 

 

 Por: Jorge Ismael

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.