Topo

Nova tecnologia rastreia movimentos faciais para detectar mentiras

Da Redação

28/11/2021 13h56

Quando se trata de dizer quando alguém está mentindo, temos poucas opções para descobrir, mas uma equipe de pesquisadores israelenses afirma ter inventado algo melhor do que qualquer coisa já vista antes. 

Usando adesivos contendo eletrodos que monitoram a atividade dos músculos e dos nervos, uma equipe de pesquisadores liderada pelo Prof. Dino Levy, da Universidade de Tel Aviv, descobriu que algumas pessoas ativam involuntariamente músculos em suas bochechas e sobrancelhas quando mentem. Nenhum sensor tinha sido capaz de medir essas contrações musculares sutis antes, mas as inovadoras inventadas pelo Prof. Yael Hanein e vendido pela empresa israelense X-trodes provou ser sensível o suficiente.

Prof. Yael Hanein.

Para testar a teoria sobre os músculos, a equipe de Levy anexou os novos adesivos ao rosto de algumas cobaias e os fez dizerem várias palavras uns para os outros, algumas verdadeiras e outras falsas. Um deles usava fones de ouvido e tinha que repetir as palavras que lhes eram ditas, só que às vezes eles tinham que mentir. A pessoa sentada do outro lado tinha a difícil tarefa de descobrir quando estava sendo enganada. 

Prof. Dino Levy.

Como esperado, os participantes do estudo tiveram muita dificuldade em detectar as mentiras de seus parceiros. Os sinais elétricos entregues pelos eletrodos presos aos seus rostos, por outro lado, conseguiram capturar mentiras a uma taxa de 73%.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.