Topo

Componente "mágico" de cogumelo é eficaz contra depressão

Da Redação

12/04/2022 18h15

A psilocibina, uma substância encontrada nos chamados "cogumelos mágicos", se mostrou mais eficaz contra a depressão do que os antidepressivos comuns. As substâncias estão sendo estudadas para tratar uma série de distúrbios de saúde mental.

Os pesquisadores afirmam que os padrões de atividade cerebral na depressão podem se tornar rígidos e restritos, e a psilocibina pode ajudar o cérebro a sair da rotina de uma maneira que as terapias tradicionais não podem. Uma forma sintética da droga é testada em pessoas em testes sob condições médicas rigorosas, com apoio psicológico de especialistas fornecidos antes, durante e depois de ser tomada. 

Os profissionais alertam que, embora os resultados sejam encorajadores, os pacientes com depressão não devem tentar se automedicar com psilocibina, pois experimentá-la na ausência de condições de teste pode não ter um resultado positivo. As novas descobertas são baseadas na análise de exames cerebrais de cerca de 60 pessoas que recebem tratamento para depressão.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.