Topo

Árvore de mais de 5 mil anos pode ser a mais antiga do mundo

Da Redação

04/06/2022 18h51

Cientistas no Chile acreditam que um antigo cipreste patagônico conhecido como "El Gran Abuelo" (bisavô) pode ter 5.484 anos, o que o tornaria a árvore viva mais antiga do mundo. O cipreste-da-patagônia pode atingir até 45 metros crescendo em uma velocidade lenta, podendo viver por centenas e até milhares de anos. Esta árvore pode ser 600 anos mais velha que Matusalém, a atual árvore mais antiga do mundo.

Quem descobriu este fato foi Jonathan Barichivich, cientista chileno do Laboratório de Ciências Climáticas e Ambientais de Paris, que usou uma tecnologia para calcular a idade da árvore e concluiu que ela tem quase 5.500 anos. Jonathan afirma que descobriu o Gran Abuelo em 1972 e costumava visitá-lo quando criança. Em 2020, ele viajou para o parque nacional Alerce Costero e examinou a árvore para começar o seu estudo. Segundo o cientista, sua análise possui 80% de precisão. 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.