Topo

Psicóloga lança livro que conecta saúde mental às artes plásticas

Da Redação

09/06/2022 17h22

A psicóloga Robertha Blatt escolheu São Paulo como o segundo destino do lançamento de seu livro "Arte Aproxima", um relato da exposição homônima que dominou o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em meados de 2018 e 2019. A primeira parada do lançamento aconteceu em terras cariocas e foi um sucesso. O evento acontecerá no dia 13 de junho, às 18h, na Bolsa de Arte.

Robertha Blatt.

O livro que nasce da exposição é o registro dessa experiência. "O museu tem um potencial que tradicionalmente não está associado à saúde. E essa é uma transformação que precisa acontecer, para que organizações, museus e galerias de arte, que tradicionalmente não fazem parte da oferta de saúde pública, possam repensar seu papel como agentes sociais de mudança, conectados às necessidades da comunidade à sua volta", explica Robertha.

A psicóloga acredita que, no futuro, o museu poderá ser explorado como um lugar mais vivo para encontros e transformação. "É um ambiente que tem potencial para provocar relaxamento, um momento de introspecção. Não é sobre fazer terapia, mas as propostas que acontecem no museu são terapêuticas. Ajudam a trazer uma consciência, uma percepção de si."

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.