Topo

Chineses afirmam que Dior roubou design de saia da dinastia Ming

Da Redação

27/07/2022 18h16

Manifestantes estudantis chineses estão alegando que a grife Christian Dior roubou um design de saia clássico da China que remonta à dinastia Ming. Dezenas de estudantes chineses tomaram as ruas de Paris no sábado organizando uma manifestação em frente à loja Christian Dior na Avenue des Champs-Elysees e ameaçando realizar eventos semelhantes em Nova York e Londres.

O novo modelo da Dior.

As postagens do protesto receberam cerca de 500 mil visualizações nas redes sociais, mas a manifestação foi encerrada pela polícia local em cerca de 10 minutos. A protagonista da discussão é uma saia preta plissada de US$ 3.800 da coleção de outono da Dior que a casa de moda afirma ter sido inspirada em uniformes escolares, mas que os manifestantes chineses alegam ter sido roubado de um design tradicional na China chamado Mamian ou Horse Face Skirt, popular durante a dinastia Ming, que durou de 1368 a 1644.

O novo modelo da Dior comparado com a saia da dinastia Ming.

Uma diferença entre a saia da Dior e a saia Mamian é que a versão chinesa é até o chão, enquanto a da Dior é na altura do joelho. No entanto, os manifestantes exigiram que a Dior parasse de vender a saia em sua loja em Paris, segurando cartazes dizendo "Dior, pare com a apropriação cultural" e "Este é uma saia tradicional chinesa".

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.