Topo

Nobel explica ausência de mulheres na premiação deste ano

natantunes

09/10/2017 17h04

Divulgado ao longo da última semana, o Prêmio Nobel de 2017 recebeu muitas críticas por, mais um vez, escolher somente homens como os vencedores de suas seis categorias.

A Academia foi criticada após premiar somente homens neste ano (Foto: Divulgação)

 

Em resposta ao grande questionamento do público e da imprensa, o vice-presidente da premiação, Göran Hansson, explicou o motivo para tamanha desigualdade: "Estamos desapontados, olhando numa perspectiva maior, por não termos premiado mais mulheres. A razão, em parte, é que temos que voltar no tempo para identificar as descobertas. Temos que esperar até que elas tenham sido verificadas e validadas antes de entregarmos os prêmios. E antigamente havia ainda mais preconceito em relação às mulheres. Se você voltar 20 ou 30 anos, existiam muito menos cientistas mulheres."

Mas Hansson afirma que essa pode não ser a única explicação para a falta de premiadas, e garante que está tomando as medidas necessárias para que a segregação diminua nas próximas edições. "Eu desconfio que haja muito mais mulheres que merecem ser consideradas para o prêmio. Assim, começamos a identificar essas cientistas e a convidá-las para serem indicadas. No próximo ano, vamos pedir nos nossos convites indicações de mulheres, e que se leve em consideração as diversidades étnica e geográfica", afirma. "Espero que em cinco a dez anos nós tenhamos uma situação completamente diferente".

Ele explicou que existem mulheres dentro dos comitês de seleção e que, segundo ele, não existe um preconceito por parte da Academia: "Se você olhar para os comitês do Prêmio Nobel, há mulheres presidindo três dos seis comitês, e cientistas mulheres em todos eles."

Responsável por uma das cadeiras no comitê de economia, Per Stromberg completou: "O comitê não decide livremente os prêmios. Nós agregamos a opinião dos proponentes em todo o mundo. Dependemos de suas nomeações. Então, se houver qualquer coisa que possamos fazer, é um apelo para que os órgãos de nomeação tomem essa questão muito a sério."

Relembre mulheres que conquistaram o prêmio:

 

Indicada em 2013, a garota conquistou a categoria Nobel da Paz" em 2014 (Foto: Divulgação)

 

A religiosa também conquistou o Nobel da Paz em 1979 (Foto: Divulgação)

 

A cientista conquistou o prêmio duas vezes, em Física em 1903 e em Ciência em 1911 (Foto: Divulgação)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nobel explica ausência de mulheres na premiação deste ano - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts