Topo

Lionel Richie faz 70 anos de vida. Conheça 70 curiosidades do cantor

Da Redação

12/07/2019 18h16

Lionel Richi | Reprodução Instagram

 

Um dos principais nomes da música americana, com 100 milhões de discos vendidos pelo mundo, Lione Richie completou 70 anos de vida no dia 20 de junho.

Conheça 70 curiosidades do dono de hits como "All Night Long" e "Easy".

1. Lionel Richie nasceu na cidade de Tuskegee, no estado do Alabama, nos EUA. 

2. Richie era tenista e inclusive ganhou uma bolsa de estudos esportivos no Instituto Tuskegee, do qual se formou em economia.

3. Na juventude, pensou em se juntar à Igreja Episcopal para se tornar padre, mas decidiu se juntar aos Commodores. Ufa!

4. Sua primeira banda não foi o Commodores. Foi um grupo chamado Mystics. 

5. Ele tinha medo do palco. Tímido, teve que ser persuadido a mudar do saxofone para o vocal.

6. O Commodores não era para ter virado o que virou. O grupo foi formado como forma de conhecer garotas.

7. Ele abandonou a universidade no segundo semestre de seu último ano para estudar música em tempo integral. Seu pai não ficou muito feliz.

8. Ele excursionou com o Jackson 5

9. Ele aprendeu o piano observando sua avó. Richie assistia e memorizava os movimentos da mão dela, uma pianista de formação clássica.

10. Sua avó inicialmente odiava 'Brick House'

11. Ele adorava escrever baladas. Esta foi a principal contribuição de Richie para os Commodores. 

12. "Easy" foi inspirado pela vida na estrada

13. "Three Times a Lady" foi escrito para Frank Sinatra.

14. 'Endless Love' é o dueto de duetos. A música foi escrita para o filme de 1981 de mesmo nome, e a colaboração de Richie com Diana Ross foi um sucesso internacional. A faixa foi cantada por todos, de Luther Vandross e Mariah Carey a Shania Twain.

15. Sua banda ficou extremamente grande. Em 1978, os Commodores tinham quatro discos de platina e 14 de ouro, que eram de US $ 6,5 milhões (Dh24m).

16. Richie arrecadou US $ 3,1 milhões para a Breast Cancer Research Foundation. Seu ativismo foi motivado por sua avó, que foi diagnosticada com a doença em seus 80 anos, mas viveu até os 103 anos.

17. Richie começou a escrever no final dos anos 1970. Compôs o segundo verso do hit de Kenny Rogers, "Lady", durante o intervalo no banheiro.

18. A carreira solo começou em boa forma. Seu primeiro single, "Truly", ganhou o Grammy Award de 1982 de Melhor Performance Vocal Pop Masculina.

19. Ele deu a uma futura balada o seu primeiro grande sucesso. Ouça com atenção algumas faixas da estreia de Richie, particularmente o hit menor, "You Are", e você ouvirá os backing vocals de um cantor americano pouco conhecido Richard Marx.

20. Foi seu segundo solo que fez de Richie um fenômeno pop. Os números e elogios não mentem.

21. A seção africana em 'All Night Long' é na verdade composta. 

22. Seu maior sucesso, "Hello", lançado em 1984, começou como uma piada entre ele e o produtor Carmichael. Richie o cumprimentou com a famosa frase: "Olá, sou eu quem você está procurando?"

23. 'Hello' tem sido o tema de um meme popular compartilhado pelos muçulmanos. A busca por carne halal durante as férias é melhor encapsulada em um meme de Richie, com a letra alterada para "Halal, é a carne que você está procurando?"

24. O vídeo de 'Dancing on the Ceiling' foi um recordista. Feito pelo custo de US $ 400 mil, o vídeo foi o mais caro da época. Possui Richie e amigos dançando suspensos no teto.

25. 'Dancing on the Ceiling' foi determinante para o fim de seu casamento. Foi durante a gravação do clipe da música de 1986 que ele conheceu Diane Alexander. Seu caso com a dançarina levou ao seu divórcio da esposa e namorada do ensino médio Brenda Harvey.

26. Ele é um grande fã de biscoitos de aveia e bolo de cenoura.

27. Richie co-escreveu a música "We Are the World", com Michael Jackson. 

28.  Richie ganhou o Oscar de Melhor Canção Original por "Say You, Say Me", em 1986. A faixa apareceu no drama "White Nights" (1985),  estrelado por Gregory Hines e Mikhail Baryshnikov.

29. Richie ficou 10 anos longe dos holofotes em 1987 e voltou para casa no Alabama para cuidar do pai enfermo.

30. Sua primeira coleção de maiores sucessos é a melhor. Lançado em 1992, "Back to Front" coleciona todos os singles e sucessos de Richie de seus dias com os Commodores, através de seus álbuns solos.

31. Richie foi o estilista de Nelson Mandela durante sua visita aos Estados Unidos em 1990.

Martin Scorsese, Nelson Mandela e Lionel Richie em 2005. (Photo: Startraks/Shutterstock)

32. Suas músicas tocam regularmente na rádio local em Bagdá.

33. 'Hello' foi a trilha sonora de uma grande venda. A música tocava durante um leilão de petróleo e gás realizada no Ministério do Petróleo em Bagdá.

34. A música de Richie foi usada para ensinar inglêsApós uma aparição no "Chinese Idol", fãs disseram que Richie costumava estar em seu currículo para aprender Inglês.

35. Seu nome inspirou uma das maiores estrelas do futebol do mundo: os pais de Messi eram fãs de Richie e colocaram o nome no filho que virou estrela global dos gramados.

 36. Ele inspirou rappers.

37. Ele é exigente quanto a frutos do mar. Richie evita caranguejo, polvo e mexilhões.

38. Ele era um talento natural. Apesar de sua enorme capacidade de composição, nunca realmente estudou teoria musical.

39. Ele teve um susto de saúde por quase perder a voz depois de médicos encontraram pólipos em sua laringe,  em 1988 e 1991. 

40. Ele levanta o trabalho de seus colegas. É um ardente defensor de compositores.

41. Em 2016, lançou a linha Lionel Richie Casa, com itens como louças, copos e decoração para casa, seguido em 2018 por uma linha de toalhas de banho, colchas, almofadas decorativas, colchas e lençóis.

42. Richie é um jardineiro habilidoso e gasta bastante tempo cuidando de suas flores.

43. Ama todas as coisas relacionadas a design. Galerias de arte são programas corriqueiros de suas viagens.

44. Ávido colecionador de arte, Richie gasta fortunas com elas, e tem peças feitas por Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat.

45. Fã das estrelas pop atuais, como Drake e Bruno Mars.

46. Em 2006, Richie sofreu críticas pesadas por se apresentar para o falecido ditador líbio Muammar Kadafi.

47. Como artista solo, Richie vendeu mais de 100 milhões de álbuns.

48. Ele enviou uma gigantesca cesta de muffins para Dave Grohl (do Nirvana e do Foo Fighters), quando Grohl quebrou a perna durante um show na Escandinávia.

49. Sua música ajudou Nelson Mandela. Durante uma das primeiras visitas de Mandela aos Estados Unidos, o presidente sul-africano expressou agradecimento ao cantor por ter um conforto durante seu tempo na prisão.

50. Ele apareceu em 'Os Simpsons'. Num episódio de 2007, Homer Simpson encontra-se cheio de dinheiro. Ansioso para aproveitar sua fortuna, ele tem um jato particular fornecido por Richie.

51. Acha que tatuagens de fãs com seu nome e sua cara são um passo longe demais.

52. Ele foi enganado por Stevie Wonder. Em uma entrevista com Jimmy Kimmel em abril, Richie contou como Stevie Wonder, que ficou cego depois de nascer, atraiu Richie para seu carro para ouvir um álbum. Wonder sentou no banco do motorista e começou a dirigir.

53. Teve uma rivalidade amigável com Michael Jackson. "Se não fosse por Thriller, eu não teria escrito All Night Long", disse a Jimmy Carter. "Tivemos esse maravilhoso tempo competitivo juntos".

54. Seu processo de composição é direto. Falando à imprensa em 1983, ele explica que ele começa com o refrão, seguido pelo humor da canção e depois pelo verso.

55. Ele foi diagnosticado como "excessivamente sensível" quando criança. Ele credita essa condição para alimentar seu processo criativo.

56. Richie não sabe o que inspirou seus maiores sucessos. "Fui ao estúdio querendo escrever uma música feliz e, em vez disso, escrevi "Still", uma música muito triste". disse ele. "Outra vez, fui escrever uma música porque eu estava infeliz e em vez disso era All Night Long."

57. O museu Lionel Richie está em obras. Ele comprou a casa de sua família em Tuskegee, bem como as terras vizinhas. Ele planeja eventualmente se transformar em um museu cheio de prêmios, roupas e outros itens que ele acumulou em sua carreira de quase cinco décadas.

58. Em 2009, Richie se apresentou no funeral de Michael Jackson, em Los Angeles. De pé ao lado do caixão no palco, ele cantou a faixa gospel Commodores de 1980, "Jesus é amor".

59. Ele era o tutor legal de Nicole Richie e depois a adotou aos nove anos de idade.

60. Fez sua estréia no Oriente Médio em Dubai, em 2014. Vestido de preto, Richie estava em boa forma.

61. Realizou uma apresentação privada para companhia aérea Emirates, em 2012. Para comemorar a nova rota de Dubai para Washington DC, o cantor fez show.

 62. Também fez um show particular em Abu Dhabi, em 2013.

63. Os Emirados Árabes realizaram um ato de homenagem a Richie, em 2014. O Millennium Airport Hotel de Dubai realizou um concerto com o impressionista Richie Jason Leigh.

64. Ele é o juiz sensível do 'American Idol'. O cantor chorou após a audição de Shayy, um cantor cego de 17 anos de idade.

65. Atraiu a maior multidão no maior festival de música do mundo. Cerca de 100 mil pessoas viram Richie se apresentar no festival de Glastonbury, em 2015.

66Richie quer voltar aos Commodores para uma turnê de reunião. Falando à Rolling Stone em 2014, ele disse que dois dos cinco membros da banda ainda não estão convencidos.

67. Ele fez sua apresentação de estreia em Abu Dhabi em 2016

68. Lançará um novo álbum em 23 de agosto intitulado "Live from Las Vegas".

69. Está pronto para fazer um grande show em Londres, no Hyde Park, em 6 de julho.

70. Não planeja diminuir a velocidade. Aos 70 anos, Richie está em uma turnê internacional, que começou em 28 de maio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lionel Richie faz 70 anos de vida. Conheça 70 curiosidades do cantor - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts