Topo

Costanza Pascolato: "A moda produz mais que o necessário hoje"

Da Redação

23/09/2019 16h30

Costanza Pascolato: "Fui vivendo e fazendo" | Reprodução Instagram

Aos 80 anos, completados na última quinta-feira (19), Costanza Pascolato diz que, se tivesse a oportunidade de dar um conselho hoje para a Costanza de décadas atrás, diria para "ser mais realista em algumas ocasiões, e aprender a administrar bem melhor o meu ego, que me fez sofrer por sua irrelevância".

A consultora de moda lançou recentemente o livro "A Elegância do Agora", em que conta um pouco de sua importante história na moda brasileira, além de filosofia, beleza e questões como feminismo e a idade. "É um número monumental. Mas eu não percebi que eles estavam chegando, porque fui vivendo e fazendo", disse sobre a nova idade.

Costanza falou com ao blog.

Por que decidiu escrever o livro?

Como digo na apresentação do livro, o dediquei para todas as mulheres que, como eu, vivem este período de grandes renovações, às vezes assustadoras. Estou com 80 anos e tive que ocupar espaços, me defender, ser respeitada e conseguir trabalho. Tudo isto com a atualização de meu "know how" e pensamento constantes, de forma aparentemente simples, como dou as dicas aqui.

Se pudesse dar um conselho hoje para Costanza de décadas atrás, quando ingressou na moda, o que falaria?

O conselho que daria a mim mesma seria de ser mais realista em algumas ocasiões, e aprender a administrar bem melhor o meu ego, que me fez sofrer por sua irrelevância.

Ter Costanza Pascolato na primeira fila de desfiles é sinônimo de prestígio para as marcas. O que mudou nos desfiles de moda?

Agradeço por terem esta opinião. Estou no mercado há décadas e conheço muita gente, tendo acompanhado a trajetória de muitas marcas. Acho que existem diferenças importantes, já que os desfiles não são mais a única fonte de informação de mudanças de uma estação para outra. O digital provocou esta gigantesca mudança e marcas nacionais e estrangeiras tem mudado suas estratégias em função disso.

Qual a maior mudança na moda hoje?

Hoje a moda é uma indústria global gigantesca, com múltiplas propostas de todos os preços. Acho até que se produz mais do que o necessário hoje, mas as novas gerações já vem questionando este exagero, que, como em muitas outras áreas, vai ter que ser revisto no futuro próximo.

Costanza Pascolato: "Fui vivendo e fazendo" | Reprodução Instagram

Hoje, o que é ser estiloso?

Sempre achei que ser estiloso é andar vestido e se comportar de uma maneira pessoal e com equilíbrio e desenvoltura. Eu sei que as pessoas gostam de regrinhas para conseguir isto. No meu livro eu faço isso explicando como conseguir, sem necessariamente adotar tudo o que há de novo no mercado.

 O que significa os 80 anos para você? 

Parece-me incrível ter 80 anos. É um número monumental. Mas eu não percebi que eles estavam chegando, porque fui vivendo e fazendo!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Costanza Pascolato: "A moda produz mais que o necessário hoje" - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts