Topo

Nasce nova etiqueta de se cumprimentar

Da Redação

03/05/2020 17h35

A forma mais correta de se cumprimentar, nesses tempos de coronavírus, é a praticada pelos orientais há milênios, principalmente japoneses e chineses.

Curvar-se um para o outro (e a coreografia é sempre elegante e graciosa), sem as pessoas se tocarem,  um hábito sempre saudável. Isto deveria prevalecer para sempre, substituindo o aperto de mãos ou os exageros de muitos países como os esquimós, que esfregam seus narizes em gesto de cortesia.

Basta uma pesquisa para se ver como são as maneiras de cumprimentar ao redor do mundo e constatar que, manter distâncias nas saudações, será sempre o modo mais seguro e higiênico.

A India nos dá outro bom exemplo: palmas das mãos juntas na altura do peito, cabeça ligeiramente inclinada e o clássico "namastê" que significa "eu me curvo às qualidades divinas que  estão  em  você"     ou "o espírito que existe em mim, reconhece o que há em você" .

O inadimissível  hoje é manter certas tradições como as  russas onde  dois desconhecidos se cumprimentam beijando na boca, como difundiu pelo mundo o famigerado beijo de   Gorbachev  e Honecker , marcando a queda do muro de Berlim em 1989.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nasce nova etiqueta de se cumprimentar - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts