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Food-se! Branding gastronômico na quarentena.

Da Redação

05/05/2020 14h56

Receosos com o futuro da gastronomia brasileira – que apresenta profissionais incríveis e emprega tanta gente bacana país afora, conversamos com a Vanessa Huginin, idealizadora e proprietária do Food-se – empresa de Branding Gastronômico.

Se você é proprietário de negócios neste segmento, não deixe de ler suas palavras, afinal, Vanessa é uma profissional de mão cheia que já realizou e realiza trabalhos com nomes como Claude Troisgros, Kátia Barbosa, Pedro Artagão, entre outros diversos. Ela está de olhos atentos ao momento delicado que envolve esse saboroso universo e sugere os caminhos a seguir.

"Crises sempre irão existir. Infelizmente, não conseguimos controlá-las. Mas sentar e cruzar os braços não é uma opção. Nem se desesperar. Não para nós. E se podemos deixar uma mensagem pra você leitor é exatamente essa: nós vamos encontrar um caminho ou construir um. Em situações como a que estamos vivendo, precisamos nos reinventar, adaptar e fazer o nosso melhor para sairmos ainda mais fortes.

Como passar por esse tempo de cuidados, manter seu negócio sem arranhar sua marca e ainda fortalecer seu posicionamento? É hora de repensar quais estratégias fazem sentido em meio a esse cenário. O tema "Branding em Tempos de Crise" é o que temos abordado em todo nosso conteúdo durante esse período de pandemia em nossos canais, entre eles o instagram @foodse.com.br e em projetos de clientes em serviços de consultoria.
Começando por coisas que sempre reforçamos com nossos clientes e leitores,
"Marcas relevantes tocam a alma das pessoas"
As marcas relevantes com capacidade de timing e comprometidas com propósito sairão na frente. Se importar com as pessoas sempre foi o melhor posicionamento, agora mais do que nunca.

O que temos percebido e orientado:

1- Tomar Decisões

Definir sua nova estratégia do negócio / não é definir propósito.
Para restaurantes, o delivery – seja por via aplicativos ou direto via Whastapp ou telefone, Drive Trhu – tem sido uma grande tendência e modelo de sobrevivência.

Já para quem atua com serviços: Catering ou lançamentos de Faça você mesmo, a pegada está em estimular o "to do" em casa.
Para quem está à frente de agências e assessorias é hora de ressignificar um novo posicionamento editorial digital e ações criativas.

2- Mergulhar no mercado

Toda situação e crise tem um gap de ocorrências, isso quer dizer que alguém está a sua frente, aprenda, observe, pesquise, busque referências, construa em cima. Nós, por exemplo, estamos compartilhando uma série de stories nas nossas redes ao longo desses dias sugerindo as melhores práticas.
Quem viu a Ambev produzindo álcool em gel, restaurantes vendendo vouchers para consumo prorrogado, lives de chefs ensinando suas receitas, close friends para troca de práticas no Instagram. Enfim, novos movimentos não param de acontecer e você não pode parar de acompanhá-los.
3- Afinar seu posicionamento/propósito

Quais são as verdades da sua marca? Do seu negócio? O que você tem habilidade e autenticidade em fazer? Comunique, crie movimentos!
O movimento "Cozinha de Resistência" é um desses que vale a pena conhecer em meio a tantos outros.

4- Consistência na execução

Execute afinado ao seu propósito.
Se, por exemplo, o seu negócio é um curso gastronômico e o seu propósito é ensinar, faça lives com receitas, venda aulas online – webinars, há uma série de plataformas espalhadas na internet que te permitem estar perto do seu cliente, estenda seu dialogo, interaja, troque. Recentemente, a Stella Artois e o ChefsClub se juntaram para lançar uma plataforma de venda antecipada num movimento de apoio aos restaurantes, ambos os posicionamentos são Gastronomia pura!

5 – Fome de detalhes

Faça o que for para reforçar seu posicionamento, mas faça com fome de detalhes, com empatia. Quando tudo isso passar, você será lembrando pelo seu cliente. É tudo muito novo, é hora de testar, estamos vivendo um momento onde o comportamento de consumo está alterado, o melhor a fazermos agora é observar e testar. O game durante o isolamento social está ainda mais digital, portanto, abram suas câmeras, Whastapp, Facebook, Instagram e participem, contribuam com a quarentena dos seus clientes. Contem suas histórias: de marca, de negócio. Vendam seus produtos com transparência e aquela pitada a mais.

Afinal, branding é emoção.

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Fotos | Cora Food Concept

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Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

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