Topo

Como o estresse pode afetar a pele

Da Redação

24/05/2020 17h35

As emoções desempenham um grande papel nas doenças de pele. Aproximadamente 50% das pessoas com acne relatam um gatilho emocional para seus surtos. Pelo menos 80% das pessoas com dermatite atópica (eczema) afirmam que o estresse psicológico agrava ou causa coceira. Mais de 90% das pessoas com rosácea dizem que o estresse provoca um surto, tornando a pele hipersensível.

Uma "conexão cérebro-pele" com circuitos neuroimunoendócrinos locais está subjacente à patogênese de doenças cutâneas alérgicas e inflamatórias, desencadeadas ou agravadas pelo estresse.
O estresse é uma situação em que o hormônio inflamatório pode aumentar, quebrando as fibras de colágeno. Por isso, acontece uma maior fabricação de radicais livres e menor oxigenação da pele. Segundo o estudo " Brain-skin connection": a liberação de substâncias inflamatórias e do aumento da oleosidade causados pelo excesso de cortisol pioram a acne.
Alguns efeitos visíveis do Estresse são:
– Espinhas;
– Pele seca e sem brilho
-Perda de viço
– Queda de cabelo
– Enfraquecimento das unhas
O uso de dermocosméticos com antioxidantes ajudam a reduzir o impacto do efeito do estresse, radiação e poluição . As vitaminas C e E, ácido ferúlico e resveratrol são alguns dos ativos que devem estar presentes nas fórmulas.
Além de produtos tópicos, os complexos vitamínicos orais são fortes aliados. A orientação médica e correta para cada tipo de caso é essencial. Além disso, é fundamental algumas mudanças no estilo de vida.

Os melhores antioxidantes para a  pele

Os antioxidantes impedem que os radicais livres danifiquem as células causando envelhecimento. Não são todos expressos no mesmo molde. Embora todos eles sejam projetados para proteger as células da luz UV, poluição e outros elementos ambientais que produzem radicais livres prejudiciais, alguns são considerados mais potentes que outros. Aqui estão alguns dos antioxidantes mais populares:

1. VITAMINA C

Um favorito entre os dermatologistas, a vitamina C é um dos antioxidantes mais estudados disponíveis no mercado. Além de ser um limpador de radicais livres, a vitamina C tem outros benefícios para a pele, como aumentar a produção de colágeno e diminuir as manchas.
Mas cuidado, a vitamina C é instável e pode perder sua potência quando exposta à luz ou ao ar.

2.VITAMINA E

A vitamina E é uma vitamina importante necessária para o bom funcionamento de muitos órgãos do corpo, incluindo a pele. Além de ser um poderoso antioxidante, a vitamina E é amplamente reconhecida por sua capacidade de acelerar o processo de cicatrização da pele. Não é de admirar que seja frequentemente encontrado em hidratantes, cremes e loções formulados para tratar a pele seca, bem como em produtos projetados para reduzir estrias.

3.RESVERATROL

Um composto químico encontrado principalmente na casca de uvas , amendoim chá e vinho tinto, o resveratrol serve como armadura defensiva da planta. É uma substância antimicrobiana produzida pelas plantas para se proteger da poluição do ar, infecção, radiação UV intensa e mudanças climáticas extremas. 

4. NIACINAMIDA

A niacinamida, também conhecida como vitamina B3, é um poderoso antioxidante que melhora a textura e o tom da pele. Reduz linhas finas, rugas e hiperpigmentação e exibe propriedades anti-inflamatórias
Uma epiderme que funcione bem é essencial para nos proteger dos radicais livres. Quanto mais a nossa barreira lipídica

 Por: Dra Juliana Saab – CRM 155.741

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como o estresse pode afetar a pele - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts