Topo

Bilhete de Rosy

Da Redação

10/08/2020 19h13

Nas minhas idas a Londres, sempre que me sobra um tempo, o que é difícil, dou uma corrida até Bath, uma encantadora cidade, no condado de Somerset localizada a 156km a oeste de Londres. Em 1987 foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O local vem sendo povoado desde a idade do bronze, mas no ano 60 AC , quando os romanos chegaram, o local era povoado pelos bretões que cultuavam a deusa Sulis.

Visto que a povoação possuía fontes termais, os romanos construíram luxuosas termas e um templo na vale do rio Avon. A cidade então foi batizada de Aqual Sulis ( Águas  Sulis) cuja deusa foi identificada pelos romanos como a deusa Minerva.

O nome Bath veio depois, por causa dos banhos, cujos aquíferos de calcário estão a uma profundidade de 4,4 metros. É esta água que abastece as termas cuja temperatura  chega a 96 graus celsius e quando sobe até a superfície em forma de vapor é indicada para tratamento dos brônquios, pulmões e pele.

Os nobres romanos vinham de Roma para mergulhar nas águas famosas da cidade de Bath. Mas não são só as termas que fazem de Bath uma deliciosa  atração para seus visitantes. Todo seu  complexo  histórico muito bem conservado é outra famosa atração, a começar pelo museu e o Queen's Bath criados por Charles Eduard Davis em 1819 e que são tidos como as atrações mais visitadas do Reino Unido.

A escritora Jane Austin foi uma das cidadãs mais ilustres da cidade. Na casa onde residiu funciona hoje um restaurante que oferece refeições tradicionais inglesas e também o tradicional chá das cinco.

Outro interessante restaurante que recomendo,The Roman Baths Kitchens mais contemporâneo e que serve um invejável café da manhã e também o chá das cinco.

No museu vale visitar uma coleção de mais de 17.000 moedas romanas que foram descobertas em 2007.

 

As antigas termas romanas –  A piscina central é sustentada por grandes colunas coríntias e têm atrás das mesmas uma grande porta que leva ao subsolo onde era cultuada  a deusa Minerva. Faz parte do complexo uma sala construída em 1897 com uma magnífica cúpula de vidro onde, na época, aconteciam concertos.

Durante as escavações arqueológicas foram encontrados no local, objetos de adoração aos deuses como a fachada das 4 estações , as tabelas da maldição.

Para chegar a cidade de Bath

1- Trens saem das estações London Paddington ou London Waterloo 1h 20 min

2- De carro 2h 3o min

3- Ônibus ( National Express) 3h 10 min

 

Por: Rosy Verdi

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bilhete de Rosy - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts