Topo

Nova tinta pode reduzir o uso de ar-condicionado

Da Redação

11/11/2020 16h43

A ideia de que uma simples tinta possa fazer a função de um ar-condicionado parece distante, mas, os pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveram uma "tinta de refrigeração por radiação" que promete tornar isso realidade.

(Foto: Universidade de Purdue/Joseph Peoples/Reprodução)

Segundo os engenheiros da universidade, a revolucionária tinta branca é capaz de manter as superfícies até 7,8ºC mais frias do que a temperatura ambiente e sem absorver quase nenhuma energia solar.

As tintas tradicionais refletem de 80% a 90% da luz e não atingem temperaturas abaixo do ambiente, já o novo produto reflete 95,5% e pode dissipar o calor da superfície coberta por ele. A nova criação pode transformar o local em um grande refrigerador e, assim, reduzir os custos gerados pelo ar-condicionado.

A imagem de câmera infravermelha mostra que a tinta branca desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Purdue (à esquerda, roxa) pode permanecer mais fria na luz solar em comparação com a tinta branca comercial. (Foto: Universidade de Purdue/Joseph Peoples/Reprodução)

Atualmente, os engenheiros estão estudando possibilidades de criar outras cores com a mesma fórmula, mas provavelmente não serão tão eficientes quanto a tinta branca. Quando começar a ser comercializada, a nova criação promete ser mais barata do que os produtos comuns.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nova tinta pode reduzir o uso de ar-condicionado - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts