Topo

#TBT - Os primeiros sapatos de salto alto

Da Redação

03/12/2020 17h22

Mesmo que a moda esteja em constante mudança, uma peça nunca sai de moda: o salto alto. Desde a sua criação, o sapato foi modificado e reinventado para se adaptar a cada época. 

Confira algumas das versões que nos levaram até o salto que conhecemos hoje:

Sandália geta

No Japão, a sandália chamada geta é usado há 2 mil anos para manter o calçado longe da sujeira do chão. A versão tradicional é feita de sola alta de madeira.

Representação do século XVIII de uma mulher e sua serviçal usando pattens.

Dos tempos medievais até o século XX, homens e mulheres usavam o patten, calçado feito de dois blocos e uma alça para mantê-lo preso. Para variar no estilo, podem ser feitos com tiras coloridas e de tamanho diversificados. 

Chapim

O chapim é uma versão mais excêntrica do patten. Criado em Veneza no século XV, os sapatos com enormes solas de madeira medindo até 50 centímetros e eram usados apenas por mulheres. Por conta da altura, os passos eram desajeitados e os serviçais estavam sempre de prontidão para ajudar em caso de desequilíbrio. 

Sapatos usados para manter os pés nos estribos

Em relação ao salto que conhecemos hoje, no qual o calcanhar fica mais alto que os dedos, existem diversas histórias quanto a origem. Segundo historiadores, os primeiros sapatos de salto foram usados no século IX por cavaleiros persas para ajudar a manter os pés nos estribos. A ideia se espalhou e logo as botas masculinas com salto se tornaram populares. Atualmente, os saltos não estão presentes na vestimenta masculina, porém, na época, era sinônimo de virilidade.

 

 Por: Celina Ferreira

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

#TBT - Os primeiros sapatos de salto alto - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts