Topo

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?

Da Redação

08/03/2021 15h45

Acredita-se que o Dia Internacional da Mulher nasceu em 1911, quando um incêndio na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, matou 125 mulheres. Na verdade, a história começou antes disso. 

Manifestação do Dia Internacional da Mulher na Russia, 1917 (Foto: Getty Images)

O conceito de Dia Internacional da Mulher surgiu no início de 1900 em um momento em que as mulheres lutavam contra a opressão e a desigualdade. Em 26 de fevereiro de 1909, 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo melhores condições de trabalho. Este é considerado o primeiro "Dia Nacional da Mulher" americano.

Clara Zetkin

Em 1910, Clara Zetkin, líder do "Gabinete da Mulher" para o Partido Social Democrata na Alemanha, propôs uma celebração anual para todos os países onde as mulheres pudessem manifestar pela igualdade de direitos. O dia 19 de março de 1911 ficou marcado como o primeiro Dia Internacional da Mulher.

Um grupo de manifestantes franceses manifestando no Dia Internacional da Mulher, 1981. (Foto: Getty Images)

No dia 23 de fevereiro de 1917, um grupo de operárias foi às ruas para manifestar contra a Primeira Guerra Mundial. No calendário gregoriano, adotado pelos soviéticos no ano seguinte, esta data é o dia 8 de março. Em 1975, a ONU oficializou o chamado Dia Internacional da Mulher.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março? - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts