Topo

Novo tecido pode resfriar usuários em quase 5 ° C

Da Redação

19/07/2021 16h08

Embora seja fácil criar roupas que nos aqueçam, é muito mais difícil criar um traje que nos refresque no verão, mas essa questão parece estar perto de ser resolvida. Pesquisadores da Universidade de Zhejiang e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong criaram um tecido que parece uma camiseta comum, mas ele pode resfriar o corpo em quase 5 °C.

Imagem meramente ilustrativa

Para fazer roupas que superam o sol, os estilistas costumam usar tecidos de cores claras, que refletem a luz visível. Há também o método que reflete a radiação eletromagnética do sol, incluindo a radiação ultravioleta e infravermelho próxima (NIR). No entanto, o processo de resfriamento feito pelo NIR é bloqueado pela atmosfera.

Para acelerar o processo de resfriamento, os pesquisadores estão recorrendo à radiação infravermelha média (MIR), um tipo de infravermelho com comprimentos de onda mais longos. Em vez de ser absorvida pelas moléculas do ar circundante, a energia MIR vai diretamente para o espaço, resfriando os objetos e seus arredores. 

O novo material (à direita) reduz significativamente o calor corporal em comparação com o algodão normal (à esquerda), como pode ser visto nesta imagem infravermelha.

A pele humana emite MIR naturalmente, então os pesquisadores produziram um tecido capaz de absorver o calor do corpo e reemitir sua energia para o espaço como MIR. O tecido permanece em fase de estudos para confirmar sua aparência e eficácia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo tecido pode resfriar usuários em quase 5 ° C - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts