Topo

Conheça o automóvel que pode ser controlado com a mente

Da Redação

11/09/2021 13h12

Vision AVTR. (Foto: Mercedes-Benz/Reprodução)

O futuro pode estar mais próximo do que pensamos. Depois dos veículos com piloto automático da Tesla, a Mercedes-Benz apresenta o Vision AVTR, um modelo que, daqui a uns anos, poderá ser controlado apenas com a mente. 

Vision AVTR. (Foto: Mercedes-Benz/Reprodução)

O novo "carro-conceito" da marca alemã foi inspirado no filme "Avatar" e foi apresentado no salão IAA Mobility 2021, em Munique, na Alemanha. O Vision AVTR é um modelo elétrico completamente desprovido de comandos manuais, como o volante ou a caixa de câmbio. A sua bateria reciclável é composta por grafeno orgânico, um material extremamente fino, impermeável, resistente e flexível.

Vision AVTR. (Foto: Mercedes-Benz/Reprodução)

A Mercedes tinha anunciado no ano passado que o controle do automóvel seria feito através de um joystick que iria ler a informação biológica do condutor. Porém, foi revelado na IAA Mobility 2021 que o veículo será equipado com uma interface cérebro-computador (BCI) que permitirá a leitura das ondas cerebrais do indivíduo. Assim, bastará colocar na cabeça o dispositivo para escolher o destino da condução ou a estação de rádio que quer ouvir.

Vision AVTR. (Foto: Mercedes-Benz/Reprodução)

O design futurista foi inspirado na natureza e nos animais de Pandora, do filme "Avatar", com uma superfície prateada e detalhes azulados. As portas de vidro que abrem para cima foram inspiradas nas criaturas voadoras do filme. No interior, os bancos são feitos de plástico reciclável e o chão é de madeira Karoon, um material abundante na Indonésia.

Vision AVTR. (Foto: Mercedes-Benz/Reprodução)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça o automóvel que pode ser controlado com a mente - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts