5 cidades submersas espalhadas ao redor do mundo
Da Redação
02/03/2022 16h20
Parece história de filme, mas cidades podem ser encontradas debaixo d'água em diferentes lugares do mundo. Diferente da lenda de Atlântida, alguns locais já foram realmente habitados, mas foram "engolidos" por desastres naturais, pelo aumento do nível do mar ou inundações propositais. Conheça 5 cidades submersas espalhadas ao redor do mundo:
Baia, Itália
Localizada a aproximadamente 30 quilômetros de Nápoles, Baia era considerada a Las Vegas do Império Romano. Famosa por suas águas termais relaxantes, pelo clima agradável e por suas construções extravagantes, a cidade atraiu até Júlio César e Nero, que tinham casas de veraneio luxuosas lá.
A mesma atividade vulcânica que criou as famosas águas termais também levou Baia a ficar submersa. A cidade havia sido construída no Campi Flegrei (Campos Flégreos), um vulcão perto de Nápoles. Com o passar do tempo, ocorreu um processo conhecido como bradissismo — movimento gradual de subida e descida da superfície da Terra causado pela atividade sísmica e hidrotermal —, no qual o solo cedeu lentamente de quatro a seis metros, submergindo grande parte da cidade.
Thonis-Heracleion, Egito
Frequentemente mencionado em lendas antigas, Thonis-Heracleion era supostamente o lugar onde o herói grego Héracles (Hércules) pisou pela primeira vez no Egito. Localizado na foz ocidental do rio Nilo , este era um porto próspero. Mercadorias de todo o Mediterrâneo passaram por sua rede de canais, evidenciada pela descoberta de 60 naufrágios e mais de 700 âncoras.
Um dos artefatos mais impressionantes recuperados da cidade submarina é o Decreto de Sais. Esta laje de pedra preta de dois metros de altura, conhecida como estela, é gravada com hieróglifos do início do século IV aC, que revelam detalhes cruciais do sistema tributário egípcio da época, além de confirmar que Thonis-Heracleion é uma única cidade.
Derwent, Inglaterra
A vila de Derwent, em Derbyshire, foi projetada para abrigar o reservatório de Ladybower. Em meados do século 20, a cidade sofreu um grande aumento de população, o que tornou necessária a criação de uma barragem e um reservatório para maior suprimento de água. A barragem começou a ser construída em 1935 e passou por diversas reformas, que foram demais para a obra. Em 1945, a cidade já estava completamente submersa.
Durante os verões particularmente quentes, os níveis de água do reservatório de Ladybower podem cair o suficiente para que os restos de Derwent se tornem visíveis mais uma vez e os visitantes possam passear entre os escombros.
Villa Epecuén, Argentina
Por quase 25 anos, o balneário de Villa Epecuén esteve escondido sob as ondas, antes de ressurgir em 2009. Fundado em 1920 às margens do lago Epecuén, o balneário atraiu turistas que desejavam banhar-se em suas águas, que diziam ter propriedades curativas.
O lago naturalmente inundaria e secaria, mas a partir de 1980 houve chuvas excepcionalmente fortes por vários anos e o nível da água começou a subir. Uma parede arqueada foi construída para oferecer proteção adicional. No entanto, uma tempestade em novembro de 1985 fez o lago transbordar, romper o muro e enterrar a cidade sob 10 metros de água salgada e corrosiva. Os níveis de água estão recuando desde 2009, revelando Villa Epecuén mais uma vez.
Port Royal, Jamaica
Atualmente, Port Royal é uma vila de pescadores, mas, no século XVII, era conhecida como "a cidade mais perversa da Terra", graças à sua população pirata. O local expandiu-se rapidamente. Em 1662, havia 740 habitantes registrados, mas em 1692, o número é estimado entre 6.500 e 10.000. Em 7 de junho de 1692, Port Royal foi atingido por um forte terremoto, rapidamente seguido por um tsunami. Aproximadamente dois terços da cidade ficaram submersos. É possível mergulhar para conhecer as ruínas preservadas e as centenas de navios afundados, mas deve-se pedir permissão às autoridades locais.
Sobre o autor
Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br