Biblioteca portuguesa conta com a ajuda de morcegos para preservar livros
Da Redação
02/04/2022 12h56
A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra adotou uma maneira peculiar de preservar seus livros contando com a ajuda de morcegos. Os curadores da biblioteca, que é considerada uma das mais lindas do mundo, afirmam que os animais prestam um serviço indispensável: eles se alimentam de insetos que podem danificar os livros.
Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.
Existem muitas espécies de insetos conhecidos por roer papel e representam um grande perigo para bibliotecas como Joanina, mas os morcegos que chamam esse lugar de lar atuam como uma forma natural de controle de pragas. Eles são noturnos, então não incomodam os visitantes da biblioteca durante o dia, mas assim que o sol se põe, os animais começam a sair de trás das prateleiras e pegam os insetos.
Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.
Ninguém sabe quando a colônia de morcegos se mudou para a Biblioteca Joanina, mas muitos acreditam que eles existem desde a inauguração, há centenas de anos. Registros de sua presença podem ser rastreados até pelo menos 1800. Durante a manhã, a equipe de limpeza higieniza o local que acaba recebendo a sujeira dos animais, mas é o preço que se paga pelo trabalho dos morcegos.
Sobre o autor
Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br